Enem 2023: candidatos podem pedir a reaplicação das provas

O edital do exame prevê uma "segunda chamada do Enem" para alguns casos específicos; veja como conseguir e relembre caso registrado em Fortaleza em 2019

Quase um terço dos candidatos que se inscreveram para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faltaram ao primeiro dia de provas neste domingo, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão organizador da prova.

Enem 2023: Ceará tem 3ª menor taxa de faltosos, 25,1% ausentes no primeiro dia; LEIA

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O que muitos candidatos não sabem é que é possível pedir a reaplicação das provas, ou seja, conseguir fazer o exame em uma “segunda chamada”. Para isso, é preciso que o candidato tenha sido afetado por alguns problemas durante a aplicação das provas.

“Em casos do estudante solicitar a reaplicação, vamos analisar. O período para envio das informações é de 13 a 17 de novembro. Se necessário, a reaplicação será em 12 e 13 de dezembro”, disse Manuel Palácios, diretor do Inep, na coletiva do balanço do dia de provas.

O edital do Enem 2023 prevê como justificativas os “desastres naturais que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante, ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas citadas”.

As doenças são: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

Camilo Santana, ministro da Educação, salientou neste domingo que os estudantes que forem prejudicados pelas condições climáticas no país poderão participar do Enem, de acordo com comunicado que havia sido publicado no dia anterior em relação às fortes chuvas que têm caído em São Paulo e Paraná.

Lembrando que mesmo não havendo a informação no edital, o Inep garantiu que os inscritos que foram colocados para fazer a prova em locais com distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição também podem pedir a reaplicação do Enem.

Briga de torcedores em escola de Fortaleza não convenceu o Inep em 2019

Em novembro de 2019, aconteceu uma confusão na Escola Municipal Martinz de Aguiar, no bairro Monte Castelo, em Fortaleza. Os estudantes disseram ter ouvido barulhos de tiros durante a invasão à escola causada por torcedores do Ceará e Fortaleza, times que haviam disputado uma rodada do Campeonato Brasileiro na Arena Castelão.

No Ceará, todas as 559 solicitações para realizar o exame foram recusadas, incluindo os pedidos dos candidatos que fizeram a prova na escola invadida.

O Inep respondeu que “nenhum candidato atestou que passou por problemas logísticos que comprometessem a infraestrutura do local de prova ou falta de energia que comprometesse a visibilidade da prova”.

Enem 2023: Como pedir a reaplicação da prova

O Inep vai disponibilizar, entre 13 e 17 de novembro, na página do participante, uma aba específica para que estudantes façam a solicitação e submetam pedidos para análise. Confira o passo a passo para solicitar a reaplicação:

1 - O candidato deve acessar o site do Inep, fazer o login com a senha.

2 - Ao fazer o login, haverá um campo específico para o aluno solicitar a reaplicação da prova.

3 - Após a solicitação, um protocolo será gerado e será enviado para análise individual com a instituição aplicadora.

4 - O sistema receberá os pedidos e, se for aprovado, o aluno receberá a informação de que a prova será aplicada nos dias 12 e 13 de dezembro nos locais indicados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

enem 2023 reaplicação do enem 2023 segunda chamada enem como conseguir

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar