Enem 2023: candidatos começam a chegar aos locais de prova em Fortaleza

Os candidatos do primeiro dia de Enem já estão chegando aos locais de prova; confira movimentação

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo, 5. Ao todo, foram mais de 3,9 milhões estudantes inscritos que devem realizar a primeira etapa da prova, desses cerca de 242 mil são cearenses. No Estado, são 718 locais de prova e 8.575 salas de aplicação

Em um dos locais mais movimentados de aplicação de prova, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), está o estudante Eduardo Rosa, 21, morador do Conjunto Ceará, que pela quarta vez realiza a prova com o sonho de cursar Medicina.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Já na universidade cursando Química, Eduardo conta que na véspera da prova estudou para outra prova da faculdade e tocou na igreja. O sentimento do rapaz é de tranquilidade.

“Até para chutar você tem que ter estratégia. Ou seja, quando eu fui começar a fazer o Enem eu sempre estudava como chegar no local, como tranquilizar, Mas com o passar tempo, como é a quarta vez, a gente já fica bem mais tranquilo”, revela o estudante.

Em outro local de prova, na Universidade de Fortaleza (Unifor), está a estudante Amanda Evelly, 19, com sonho de cursar Design de Moda e ser a primeira pessoa da família a ingressar no ensino superior. Ela conta que o processo foi árduo e espera bons resultados.

"Quais são as minhas expectativas para a prova? Sendo bem honesta, eu não espero menos que mil. Eu planejei qualquer coisa que pudesse dar alguma margem de erro”, conta a estudante com cinco canetas na mão.

Mesmo com o pé quebrado, o estudante Iarley Kevin Viana Gomes, 16, não deixou que a dificuldade o fizesse desistir de ir até o local de prova. Ele quebrou o pé jogando bola pela seleção do colégio na quarta-feira, 1º. Futuramente pretende fazer engenharia.

 

A estudante Érica Maia, 17, disse que para chegar tranquila focou em oração e em dormir bem. Ela chegou por volta das 10h55 e pretende cursar Psicologia e Filosofia.

“Uma mistura muito louca, eu não sei exatamente o que eu tô sentindo, mas eu sei que é uma mistura muito louca de sentimento é ansiedade, é alegria, medo, muitas coisas ao mesmo tempo. Eu vejo (o Enem) como uma porta de entrada para alcançar coisas maiores lá na frente, não vejo só como uma nota que vá me definir”, conta.

 

A preparação não acontece somente pela classe estudantil, mas também pelos vendedores ambulantes, que se organizam até uma semana antes e se atualizam das regras do vestibular para comercializar produtos no dia de aplicação. Exemplo disso é a vendedora ambulante, Valéria Cruz Ferreira, 51, comercializando água e caneta esferográfica preta.

“Passo assim uma semana comprando água, faço um cafézinho e venho vender as minhas águas aqui. Todos os concursos estou aqui. Eu vou ficar até 13 horas, no máximo 14 horas, porque no final o pessoal quer ir embora, né? Não dá para vender mais nada”, conta a vendedora que chegou às 7 horas no local.

A vendedora Verônica Soares, 56, chegou por volta das 5 horas na Uece e conta que pesquisou na internet para saber os horários de abertura dos portões e o que poderia vender no local.

“Entrando na internet e vendo nos jornais a hora que iria ser a entrada dos alunos, que horas fecha os portões. A gente fez isso tudo preparado para que chegasse aqui no horário antecipado para que as crianças fizesse esse lanchinho antes de começar. Eu vendo caneta, chocolate, cereais e o cafezinho, é que a gente não deixa de passar com cearense gosta muito”, afirma.

Neste domingo, os candidatos respondem 90 questões, divididas entre 45 de Linguagens e Códigos e mais 45 de Ciências Humanas. Além das questões objetivas, os estudantes terão que desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa, cujo o tema é descoberto na hora da prova.

O exame acontece por dois domingos consecutivos e seleciona estudantes para vagas no ensino superior (redes privadas e públicas), por meio do acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).

Enem 2023: assista ao vivo à transmissão do O POVO

A partir das 19 horas, os estudantes poderão acompanhar ao vivo a correção e comentários da prova através da transmissão da organização educacional Farias Brito em parceria com O POVO. A disponibilização acontece nas redes do O POVO — Facebook, X (antigo Twitter), YouTube e TikTok.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

enem local de prova horario dos portoes enem o que levar para o enem inep

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar