Crédito consignado CLT é liberado diretamente pelos bancos; saiba como fazer

Crédito consignado CLT é liberado diretamente pelos bancos; saiba como fazer

Com isso, os clientes que já possuem contratos antigos poderão fazer a migração para o novo modelo

crédito consignado para trabalhadores do setor privado com registro em carteira (CLT) terá uma nova fase a partir desta sexta-feira, 25.

Agora, os bancos poderão oferecer essa nova linha dentro de suas plataformas digitais. Com isso, os clientes que já possuem contratos antigos poderão fazer a migração para o novo modelo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em vigor desde 21 de março, a ferramenta está disponível para 47 milhões de trabalhadores, incluindo domésticos, rurais e contratados por Microempresas Individuais (MEIs).

Praticado há décadas para servidores públicos e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o crédito consignado permite juros mais baixos que os de mercado. Isso porque as parcelas são descontadas da folha de pagamento, o que reduz a chance de inadimplência.

Ao todo, serão três fases do programa. A primeira permitia a possibilidade de contratação do empréstimo no ambiente da carteira de trabalho digital.

Já a partir do dia 6 de junho, na terceira fase do programa, será possível, aos que já possuem crédito consignado privado, fazer a portabilidade entre os bancos.

O programa Crédito do Trabalhador já registrou R$ 8 bilhões em empréstimos, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) até a última quarta-feira, 23. O valor médio de cada contrato é de R$ 5.502 e o prazo médio de pagamento é de 16 meses.

Como contratar o crédito consignado CLT pelos bancos?

As parcelas do crédito consignado serão descontadas na folha do trabalhador mensalmente, por meio do eSocial, até a margem consignável de 35% do salário bruto, incluindo comissões, abonos e demais benefícios. Após a contratação, o trabalhador acompanha mensalmente as atualizações do pagamento.

As instituições financeiras habilitadas pelo Governo Federal (cerca de 80) terão a opção de oferecer a modalidade dentro de seus próprios canais digitais. Ou seja, cada banco terá sua própria aba de contratação em sites e aplicativos. Confira:

  1. Acesse o aplicativo do banco desejado
  2. Busque a opção "Consignado do Trabalhador"
  3. Preencha os dados solicitados
  4. Após ler o contrato, basta clicar em "Contratar" e aguardar a confirmação por parte da instituição financeira

No caso de desligamento, o valor devido será descontado das verbas rescisórias, observado o limite legal de 10% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e 100% da multa rescisória.

Se o valor descontado for insuficiente, o pagamento das parcelas é interrompido, sendo retomado quando o trabalhador conseguir outro emprego CLT.

Nesse caso, o valor das prestações será corrigido. O trabalhador também poderá procurar o banco para acertar uma nova forma de pagamento.

Como adquirir o empréstimo consignado na Carteira de Trabalho?

Para acessar o crédito, é necessário que os trabalhadores tenham a Carteira de Trabalho Digital. Veja a seguir como solicitar o empréstimo consignado para CLT:

  1. Acesse a Carteira de Trabalho Digital na sua loja de aplicativos para Android ou iOS
  2. Faça login com sua conta gov.br ou biometria (para quem já tiver cadastrado)
  3. Na página principal, clique no banner com o nome do programa, "Crédito do Trabalhador";
  4. Na próxima aba, em outro banner, serão oferecidas mais informações sobre o programa antes de acessar a simulação - clique no botão "Faça uma simulação"
  5. A plataforma irá mostrar o seu vínculo trabalhista, o valor máximo de empréstimo que você pode pedir, e, logo abaixo, duas caixas que devem ser preenchidas, denominadas "De quanto você precisa?" e "Em quantas parcelas você quer pagar?"
  6. Após o preenchimento, clique no botão azul, "Simular empréstimo"
  7. Ele informará qual é a taxa de referência e o valor total a ser pago
  8. Depois, o sistema informa que as instituições poderão oferecer condições ainda melhores
  9. Para seguir com a proposta, é necessário concordar em compartilhar os dados
  10. Depois disso, em até 24 horas, os bancos irão fornecer outras opções, que podem ser melhores do que as informadas anteriormente

Governo lança linha de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada do setor privado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

empresas crédito

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar