Vendas do varejo ampliado cearense crescem 4,7% em janeiro na comparação com 2024
Com esta alta, o desempenho do Estado ficou 2,5 pontos percentuais (p.p.) acima do nacional (2,2%)
O índice do volume de vendas do comércio varejista ampliado, que além do varejo normal inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, cearense foi o terceiro maior do País em fevereiro, com um crescimento de 8,9% em relação à 2024.
Confira abaixo o ranking das Unidades Federativas (UFs) em fevereiro:
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- Rio Grande do Sul: 9,5%
- Amapá: 9,2%
- Ceará: 8,9%
- Amazonas: 8,2%
- Espírito Santo: 7,8%
- Tocantins: 7%
- Distrito Federal: 6,5%
- Pernambuco: 5,8%
- Piauí: 5,5%
- Santa Catarina: 5,5%
- Paraíba: 5,4%
- Alagoas: 4,2%
- Paraná: 3,3%
- Rondônia: 3,1%
- Minas Gerais: 2,8%
- Rio Grande do Norte: 2,6%
- Acre: 2,5%
- Pará: 1,5%
- Mato Grosso do Sul: 1,3%
- Sergipe: 0,7%
- Bahia: 0,5%
- Mato Grosso: 0,3%
- Maranhão: 0%
- Rio de Janeiro: — 0,2%
- São Paulo: — 0,4%
- Goiás: — 1,2%
- Roraima: - 7,3%
Com esta alta, o desempenho do Estado ficou 6,5 pontos percentuais (p.p.) acima do nacional (-0,4%).
Os dados foram compilados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta quarta-feira, 9.
No período, apenas uma das onze atividades de divulgação analisadas apresentou recuo: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com - 2%.
Por outro lado, diversos setores do Ceará se destacaram com crescimentos acentuados, como o de livros, jornais, revistas e papelaria, que obteve uma alta de 94,8%, e materiais de construção, com aumento de 26,7%. Ambos registraram, no comparativo com fevereiro de 2024, os melhores índices do Brasil.
Agora, considerando apenas o comércio varejista, os resultados do Estado também foram positivos no comparativo anual de fevereiro. No período a alta foi de 5,4%, a sexta maior do País.
Confira o desempenho do Ceará em cada atividade de divulgação em fevereiro de 2025 em relação à 2024:
Comércio Varejista (5,4%)
- Combustíveis e lubrificantes: 15,3%
- Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: - 2%
- Tecidos, vestuário e calçados: 18,1%
- Móveis e eletrodomésticos: 8,1%
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: 14,7%
- Livros, jornais, revistas e papelaria: 94,8%
- Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação: 15,9%
- Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 16%
Comércio Varejista Ampliado (8,9%)
- Veículos, motocicletas, partes e peças: 8,1%
- Material de construção: 26,7%
- Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo: 12,6%
Na passagem de janeiro para fevereiro, o volume das vendas do Ceará, considerando também o varejo ampliado, registrou um crescimento também acima do nacional (- 0,4%), com 1,8%.
Já no acumulado dos últimos doze meses, a alta foi de 6,7%, enquanto que a do acumulado do ano foi de 6,8%.
Cenário nacional
As vendas no comércio varejista no País, na passagem de janeiro para fevereiro, aumentaram 0,5% e atingiram o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2000, superando em 0,3% o nível recorde anterior (outubro de 2024).
O índice volta a crescer após uma série de quatro meses de variações muito próximas de zero, consideradas como estabilidade.
No período, quatro das oito atividades investigadas na pesquisa avançaram. Dentre elas, os destaques foram os setores de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%) e de móveis e eletrodomésticos (0,9%).
Por outro lado, livros, jornais, revistas e papelaria (-7,8%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,2%), tecidos, vestuário e calçados (-0,1%) e combustíveis e lubrificantes (-0,1%), registraram taxas negativas.
Já as duas atividades adicionais que compõem o varejo ampliado no indicador fevereiro frente a janeiro tiveram trajetória distinta: veículos e motos, partes e peças caindo 2,6% e Material de construção crescendo 1,1% em volume.
Em relação a fevereiro de 2024, o desempenho nacional no comércio varejista e no varejista ampliado foi de 1,5% e 2,4%, respectivamente.
Confira o desempenho do Brasil em cada atividade de divulgação em fevereiro de 2025 em relação à 2024:
Comércio Varejista (1,5%)
- Combustíveis e lubrificantes: 1,5%
- Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: - 0,3%
- Tecidos, vestuário e calçados: 8,6%
- Móveis e eletrodomésticos: 9,3%
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: 3,2%
- Livros, jornais, revistas e papelaria: - 5,2%
- Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação: - 3,2%
- Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 2,6%
Comércio Varejista Ampliado (2,4%)
- Veículos, motocicletas, partes e peças: 10%
- Material de construção: 9,7%
- Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo: - 6,5%
A importância da reserva de oportunidade | Dei Valor
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