Preço dos remédios sobe; veja lista de valores máximos
O reajuste máximo permitido no valor dos medicamentos foi publicado nesta segunda-feira, 31, no Diário Oficial da União; confira lista
19:24 | Mar. 31, 2025

O ajuste máximo dos preços de medicamentos no Brasil foi publicado em Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira, 31.
De acordo com o disposto, as empresas que possuem o registro de medicamentos poderão realizar o ajuste dos valores a partir de 31 de março de 2025. A ação inclui ainda a apresentação do Relatório de Comercialização.
A lista de preços máximos permitidos para a venda é disponibilizada gratuitamente para consulta dos consumidores. O espaço, no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apresenta atualizações mensais.
A agência reguladora destaca que “as farmácias e drogarias, assim como laboratórios, distribuidores e importadores, não podem cobrar pelos medicamentos preço acima do permitido pela CMED”.
Veja a porcentagens dos reajustes e como acessar o painel de consulta dos preços dos medicamentos.
Pague Menos aprova aumento de capital de R$ 124 milhões e atinge R$ 1,8 bilhão | SAIBA MAIS
Preço dos remédios sobe: veja porcentagens
No Diário Oficial da União, o ajuste máximo permitido é apresentado a partir da divisão dos medicamentos nos níveis 1, 2 e 3, segundo o grau de concentração no mercado.
Em 2025, o reajuste médio permitido por lei ao preço dos remédios será de 3,83%, o menor percentual desde 2018.
A medida, segundo a Anvisa, “não tem impacto automático no valor dos medicamentos para o consumidor”. Após a publicação da resolução, “cada fornecedor será responsável por fixar seus preços, de acordo com suas estratégias diante da concorrência”, respeitando os limites legais.
Veja o ajuste máximo apresentado na Resolução:
- Medicamentos de nível 1: 5,06% (remédios com concorrência)
- Medicamentos de nível 2: 3,83% (remédios de média concorrência)
- Medicamentos de nível 3: 2,60% (remédios de pouca ou nenhuma concorrência)
Preço dos remédios sobe: veja como fazer consulta
O Painel de Consulta dos Preços dos Medicamentos pode ser acessado no site da Anvisa, com atualização mensal. O consumidor pode ainda escolher a lista completa em PDF (atualizada em 11 de março de 2025) ou acessar a lista de preços.
Até a publicação da matéria, os dados do painel foram atualizados em 7 de março de 2025. A consulta considera três tipos de preços máximos: o Preço Fábrica (PF), Preço Máximo ao Consumidor (PMC) e Preço Máximo de Vendas ao Governo (PMVG).