Destinos como Madri, Suíça e Ásia impulsionam turismo de luxo no Ceará

Destinos como Madri, Suíça e Ásia impulsionam turismo de luxo no Ceará

Destinos como Madri, Suíça e Ásia impulsionam turismo de luxo no Ceará Destinos como Madri, Suíça e Ásia impulsionam turismo de luxo no Ceará Destinos como Madri, Suíça e Ásia impulsionam turismo de luxo no Ceará Destinos como Madri, Suíça e Ásia impulsionam turismo de luxo no Ceará

Destinos como a Espanha, Suíça e diversos países da Ásia ganham força no turismo de luxo. O país suíço, por exemplo, consolida-se como um dos principais destinos para viajantes brasileiros de alto padrão.

Segundo Natália Leal, gerente de Marketing do Switzerland Tourism no Brasil, o país registrou um crescimento de 21,2% na chegada de brasileiros entre 2012 e 2024, e o Nordeste ainda tem um grande potencial a ser explorado.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“O viajante de luxo busca exclusividade. Na Suíça, oferecemos experiências como jantares em gôndolas suspensas, trilhas panorâmicas e esportes de inverno em montanhas de neve eterna. O mercado nordestino tem um perfil interessante para esse segmento, e estamos investindo na capacitação de agentes de viagem da região para ampliar nosso alcance”, ressalta Leal.

A partir de 2026, a capital cearense terá uma nova conexão direta com a Europa. A Iberia Airlines iniciará operações na rota Fortaleza-Madri, com voos a partir de 19 de janeiro. Inicialmente, serão três frequências semanais, aumentando para quatro a partir de fevereiro. O anúncio, feito pelo governador Elmano de Freitas (PT), reforça o papel estratégico do Ceará na expansão da malha aérea internacional.

A novidade não apenas amplia as opções de voos para os cearenses, mas também aquece o setor turístico, especialmente no segmento de alto padrão. Durante a 3ª edição do Wee Travel Experience (WTE), que começou na quarta-feira, 26, e segue até esta sexta-feira, 28 de março, no Hotel Gran Marquise, Natália Abreu, CEO da Wee Travel, comentou sobre a tentativa do mercado de se adaptar às tendências e aos interesses dos clientes. 

Os principais investidores do mercado de viagens de luxo se reúnem para discutir as tendências mais inovadoras do setor nos próximos anos. O evento oferece um espaço exclusivo para troca de experiências, refletindo o crescimento expressivo desse segmento.

A ida para Madri não apenas amplia as opções de voos para os cearenses, mas também aquece o setor turístico, especialmente no segmento de alto padrão.

Dados do setor indicam que o mercado de turismo de luxo no Brasil deve crescer 15% nos próximos cinco anos, impulsionado pela busca por experiências personalizadas e de alto padrão.

“As pessoas estão olhando muito mais para si. Com a tendência de viagens de luxo ou viagens personalizadas, a gente percebe muito o ' Slow travel Estilo de viagem que valoriza a imersão no destino e a conexão com as pessoas e a cultura local ', que são as viagens mais devagar, não é aquela coisa de fazer 15 países em 20 dias, como antigamente,” contou a fundadora da rede colaborativa de agentes no Ceará.

Fortaleza se consolida como destino estratégico


A secretária do Turismo de Fortaleza, Denise Carrá, destaca que a nova rota fortalece os esforços da gestão municipal para consolidar a cidade como um destino atrativo para turistas de maior poder aquisitivo.

“Estamos consolidando os mercados já existentes, reconhecendo a importância de manter e ampliar as ações que solidificam Fortaleza como destino turístico. No entanto, o estudo de novas conexões também é uma estratégia adotada para expandir o mercado, atraindo visitantes de novos lugares”, afirma Carrá.

O turismo de luxo vem passando por transformações significativas, especialmente no pós-pandemia. Segundo Natália Abreu, CEO da Wee Travel, as preferências dos viajantes mudaram, priorizando experiências mais exclusivas e personalizadas.

“A partir da pandemia, as pessoas param para refletir o que realmente tem valor e dentro disso, o turismo, a viagem de maneira geral, ela acaba sendo reinventada. Luxo não é ir a um hotel cinco estrelas, luxo não é viajar numa primeira classe de uma companhia aérea. Luxo é você desfrutar de um momento, é você que está ali de corpo e alma de alguma forma”, explica.

Nova rota e apostas para atrair viajantes premium

Além da nova rota para Madri, Fortaleza vem consolidando sua presença no cenário turístico global. Segundo dados do Observatório do Turismo de Fortaleza, a capital cearense recebeu 3,86 milhões de visitantes em 2024, reforçando sua posição como um dos principais destinos do Brasil.

Para atender ao segmento de luxo, a Secretaria do Turismo de Fortaleza tem investido na qualificação da rede hoteleira, na criação de eventos exclusivos e no fortalecimento de parcerias estratégicas com entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).

Outra aposta é a expansão do turismo marítimo. Cruzeiros internacionais que chegam à cidade são recepcionados por equipes especializadas, que apresentam opções de passeios e experiências personalizadas para atrair novos visitantes.

Com o fortalecimento das conexões aéreas e a adaptação às novas demandas do turismo de luxo, Fortaleza se posiciona não apenas como um destino turístico tradicional, mas como um hub para experiências exclusivas, impulsionando a economia e diversificando seu público-alvo.

Submarino com mais de 40 passageiros naufraga durante passeio pelo Mar Vermelho, no Egito

 

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar