Ceará adota IA para combater fraudes fiscais e aumentar arrecadação

Ceará adota IA para combater fraudes fiscais e aumentar arrecadação

Tecnologia permite identificar empresas que emitem notas fiscais frias, aumentando a arrecadação estadual e tornando a fiscalização mais eficiente

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) está usando soluções de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a fiscalização e identificar empresas que emitem notas fiscais fraudulentas, conhecidas como “notas frias”.

Com a tecnologia, a Sefaz-CE consegue analisar um grande volume de informações em tempo real, cruzando dados de notas fiscais eletrônicas, declarações de impostos e registros de transações comerciais.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O sistema usa algoritmos avançados para detectar padrões suspeitos, como empresas que emitem um número muito alto de notas incompatíveis com seu porte ou que fazem transações frequentes com companhias já conhecidas por envolvimento em fraudes fiscais.

Conforme a secretaria, a IA pode identificar empresas fantasmas, criadas apenas para emitir notas fraudulentas. A expectativa é que a ferramenta aumente a arrecadação estadual ao reduzir a evasão fiscal e permitir autuações mais rápidas e precisas.

Além disso, a iniciativa contribui para um ambiente de negócios mais justo, onde empresas regulares não sejam prejudicadas pela concorrência de quem burla o sistema tributário.

De acordo com o coordenador de Pesquisa e Análise Fiscal da Sefaz-CE, Glison Pinheiro, a utilização de inteligência artificial na detecção de empresas noteiras já é uma realidade no Fisco cearense. “O modelo desenvolvido está em constante aperfeiçoamento, mas já proporciona uma maior celeridade na identificação dessas empresas e, consequentemente, consiste numa resposta rápida e eficaz no combate à sonegação”, ressaltou.

O próximo passo, informa a Sefaz-CE, é expandir o uso da IA para outras áreas da fiscalização, como a identificação de fraudes no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um dos principais tributos estaduais.

Saiba como Bolsonaro assistiu ao julgamento que o tornou réu | O POVO News

 

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Impostos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar