PIB do Ceará cresceu 6,49% em 2024, quase o dobro do País
Mais detalhes sobre a economia cearense ainda serão divulgados na tarde de hoje, 26, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)
O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 6,49% em 2024, alcançando o melhor desempenho da série histórica atual, iniciada em 2010. O resultado foi quase o dobro do registrado nacionalmente (3,4%).
A informação foi divulgada pelo governador Elmano de Freitas (PT) nesta quarta-feira, 26. No seu pronunciamento ele reforçou que o desempenho do Estado representa ganho em oportunidades para a população.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Crescer o PIB, é crescer a produção de tudo que o Ceará produz. Quando a gente aumenta a produção, significa que a empresa contrata mais pessoas. E ela ao mesmo tempo, muitas vezes, investe em tecnologia, ela investe em maquinário mais moderno [...] Então, nós estamos ganhando em produtividade e nós estamos ganhando em emprego e oportunidade para o nosso povo", destacou
O governador ainda detalhou o crescimentos dos três setores que compões o PIB, Indústria, Serviços e Agropecuária, que foi de 10,65%, 4,28% e 25,16%, respectivamente.
Na tarde desta quarta-feira, 26, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), detalhou os resultados. O crescimento do PIB cearense foi o equivalente ao dobro do ano passado, destaca o presidente do Ipece, Alfredo Pessoa.
O ritmo do PIB cearense é continuamente superior ao índice nacional desde o 3° trimestre de 2023.
Outros onze estados do Brasil também realizam o cálculo do PIB utilizando esses três segmentos: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Desempenho do agro tem o principal avanço, mas indústria e serviços tem altas importantes
No agronegócio, os avanços na produção de culturas como a castanha de caju (+61%), banana (+16,5%) e cocô (+13,4%), representaram o principal peso que influenciou o resultado do setor.
Entre os grãos, as boas chuvas de 2024 beneficiaram as culturas de sequeiro, como feijão (+18%) e milho (+11,4%), além da fava (+21,5%). E, entre as hortaliças, destaque para a produção de tomate e pimentão.
Já na pecuária os destaques foram a produção de galináceos (7,2%) e ovos (4%), além de aumentos da produção de leite e carne bovina e suína que seguem trajetória de crescimentos de anos anteriores.
No setor industrial, o ritmo de crescimento seguiu forte, superando a expectativa do Ipece, que esperava um resultado mais tímido no 4° trimestre, mas o avanço de 9,86% no período surpreendeu.
O resultado da indústria é o melhor desde 2004, embora não seja comparável com os dados da série atual, iniciada em 2010.
Os segmentos da indústria que tiveram os principais aumentos de produção em 2024 foram os de Calçados, Confecção e Têxtil, com altas anuais de 18,3%, 20,1% e 29,3%, respectivamente.
O setor de metal (28,4%) e metalurgia (15,1%) também tiveram avanço positivo.
O setor de construção civil foi outra forte base, com alta de 10,97% em 2024. Nesta área, o Ipece calculou que o setor demandou 12,75% mais insumos e 7,6% mais trabalho por meio das contratações.
Principal setor na agregação de valor do PIB cearense, o setor de Serviços representa 75% na formação do PIB cearense. O dado positivo em 2024 em cima de uma alta observada em 2023.
O destaque positivo ficou por conta das vendas do comércio, que avançou 7,4% no ano passado, acima do crescimento de 6,3% do ano passado. O comércio de artigos farmacêuticos (+17,6%), materiais de construção (+14,5%) e artigos de uso doméstico e pessoal (+13,5%) também apresentaram bons resultados. (Atualizado às 16h20min)
PIB do Ceará fica acima do projetado pelo Ipece
Após a divulgação do PIB do Estado no terceiro trimestre de 2024, período no qual houve um avanço de 6,67% na comparação com 2023, o Ipece projetou alta de 5,57% para o indicador no ano.
Desta forma, com 6,49% o Ceará superou a estimativa em 0,92 pontos percentuais (p.p.). Alcançando , inclusive, o quarto maior avanço desde 2003.
Entrevista com o governador do Ceará, Elmano de Freitas | O POVO News
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor