Cenário de inflação de curto prazo segue adverso, diz ata do Copom

Cenário de inflação de curto prazo segue adverso, diz ata do Copom

O cenário de inflação de curto prazo segue adverso, diz a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta terça-feira, 25. "A inflação de serviços, que tem maior inércia, segue acima do nível compatível com o cumprimento da meta e acelerou nas observações mais recentes, em contexto de hiato positivo", destacou o colegiado no parágrafo 11 do documento.

Com relação aos bens industrializados, a cúpula do BC enfatizou que o movimento recente do câmbio pressionou preços e margens, já materializado em elevação dos preços no atacado, sugerindo ainda repasse para os preços no varejo nos próximos meses. "Os preços de alimentos mantêm-se elevados e tendem a se propagar para outros preços no médio prazo em virtude da presença de importantes mecanismos inerciais da economia brasileira", previu.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ainda sobre a análise de curto prazo, o Copom escreveu na ata que, em se concretizando as projeções do cenário de referência, a inflação acumulada em doze meses permanecerá acima do limite superior do intervalo de tolerância da meta por seis meses consecutivos, contados desde janeiro deste ano. "Desse modo, com a inflação de junho deste ano, configurar-se-ia descumprimento da meta sob a nova sistemática do regime de metas."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

BC COPOM ATA INFLAÇÃO CURTO PRAZO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar