Fortaleza terá voos diretos para Madri a partir de 2026

Nova rota internacional foi anunciada pelo governador Elmano de Freitas na manhã desta terça-feira, 25. Trajeto Fortaleza-Madri terá quatro voos semanais

09:22 | Mar. 25, 2025

Por: Bemfica de Oliva
Voos entre Fortaleza e Madri a partir de janeiro de 2026 ocorrerão três vezes por semana; em março, frequência sobe para quatro partidas semanais (foto: Divulgação/Iberia Airlines)

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, na manhã desta terça-feira, 25, que o Ceará terá uma nova rota para viagens internacionais. A partir de 2026, será possível realizar o trajeto Fortaleza-Madri de forma direta.

Atualmente, o percurso exige ao menos uma escala, com troca de aeronave. A parada é habitualmente feita em Lisboa, já na Europa, ou em Recife (PE), antes de sair do País.

“É muito importante esse voo, que em janeiro de 2026 terá três voos por semana. Quando chegar em março do ano que vem, serão quatro voos por semana, mas as vendas das passagens já começam hoje”, anunciou o chefe do Executivo estadual.

A abertura da rota foi negociada entre o Governo do Estado e a Iberia Airlines, companhia que operará o trecho. A última vez em que a companhia atuou em um voo direto Fortaleza – Madrid foi em 2015.

Já é possível comprar passagens para o voo Fortaleza-Madri pelo site da empresa.

Voos Fortaleza - Madri: como será?

No começo da operação, em janeiro de 2026, a rota funcionará três vezes por semana. A partir de março, serão quatro voos semanais entre Fortaleza e Madri.

O novo voo Fortaleza – Madrid já aparece no sistema de programação de voos da Agência Nacional de Aviação Civil Civil (Anac). 

O voo será operado pelo Airbus A350-900, que acomoda até 348 passageiros, que inclui:

  • 31 assentos-cama na Classe Executiva,
  • 24 poltronas com espaço extra na Econômica Premium e
  • 293 lugares na Econômica regular.

Voo Fortaleza - Madri: mais turistas e investimentos

Para o secretário do Turismo, Eduardo Bismark, o voo direto da Iberia para Fortaleza representa um divisor de águas para o turismo cearense. “Agora, o Ceará está ainda mais conectado com o mundo, atraindo turistas e investimentos.”

Segundo o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, este voo é fundamental para a estratégia de ampliação da chegada de turistas espanhois no Brasil, tendo o Nordeste como o principal destino.

“Promovemos a Rota das Emoções na última edição da Fitur, que aconteceu em Madrid em janeiro. Temos também o Kitesurf no litoral cearense como uma experiência de grande apelo na Europa. Mais turistas chegando significa mais emprego e renda em todo o Estado, é esse o resultado que queremos.”

Além de Fortaleza, Recife também operará voo com o mesmo destino europeu

Mais notícias de Economia