IR 2025: Plataforma disponibiliza acesso a dados de imóveis para contribuintes

O valor do serviço é tabelado pela lei estadual, porém devido ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) ele poderá sofrer alterações dependendo do município

11:40 | Mar. 20, 2025

Por: Maria Clara Moreira
A plataforma permite o acesso a matrícula do imóvel (foto: Reprodução/ ridigital.org.br)

Os contribuintes cearenses poderão contar com uma nova ferramenta na declaração do imposto de renda, que disponibilizará, de forma facilitada, dados requisitados durante o informe de rendimentos.

Fornecido pelos cartórios, o site Ri Digital permitirá que esses indivíduos tenham acesso às informações acerca dos seus imóveis, como a data da compra e a forma de pagamento, além da possibilidade de pedir certidões pela internet.

O valor do serviço é tabelado em todo Ceará por lei estadual. Porém, devido ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) ele poderá sofrer alterações dependendo do município.

Em Fortaleza, por exemplo, o serviço de visualizar a matrícula, que é o documento no qual constam as informações do imóvel, custa R$ 12,22. Confira neste link o valor das demais utilidades.

Vale lembrar que o prazo para a declaração do imposto de renda começou nessa segunda-feira, 17 de março, e continua até o dia 30 de maio.

Dentre os dados do imóvel requisitados estão: tipo de imóvel, endereço, inscrição municipal, data de aquisição, dados do vendedor, entre outras especificações.

Confira abaixo o passo a passo de como acessar às informações

Para obter essas informações o contribuinte deve acessar o portal, e no menu Serviços, selecionar Visualização da Matrícula. Assim, ele conseguirá visualizar o registro original do imóvel, no qual estarão disponíveis os demais dados corretos para preenchimento da declaração.

No caso de o indivíduo não saber onde seu imóvel está registrado ou não tiver os dados da matrícula, ele poderá optar pelo serviço de Pesquisa Qualificada, uma ferramenta que permite consultar toda a base de dados dos Cartórios de Imóveis do Ceará.

Ele só precisará preencher com nome, CPF ou CNPJ, este último para pessoas jurídicas, do dono da propriedade.

Cabe ressaltar que a plataforma congrega a base de dados de todos os 3.621 Cartórios de Registro de Imóveis do Brasil, possuindo cerca de 70 milhões de registros de imóveis cadastrados desde o ano de 1976.

Análise: proposta de isenção do Imposto de Renda pode reverter queda de popularidade? | O POVO News

Mais notícias de Economia