Instituto Mauá confirma viabilidade da mistura de 30% de etanol anidro na gasolina

Instituto Mauá confirma viabilidade da mistura de 30% de etanol anidro na gasolina

O Instituto Mauá de Tecnologia (MAUÁ) confirmou nesta segunda-feira, 17, a viabilidade técnica para a mistura de 30% de etanol anidro na gasolina. O protocolo de testes havia sido aprovado no fim de 2024 pelo grupo de acompanhamento coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). A técnica Luana Camargo apresentou os pontos gerais do estudo.

Foram avaliados fatores como dirigibilidade, desempenho e emissões, com ensaios em 16 veículos e 13 motocicletas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na análise, não foram observados diferenças no comportamento dos veículos "que sejam justificadas pela alteração de combustível e/ou afetará a percepção de dirigibilidade do motorista", disse a representante do Instituto.

Por outro lado, várias motocicletas apresentaram dificuldades na partida a frio, que é o processo de ligar um veículo em condições de baixa temperatura ambiente, quando o motor está frio.

"Entende-se que as diferenças encontradas nos testes realizados não são empecilhos para a adoção do E30", apontou o Instituto Mauá.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

COMBUSTÍVEIS MISTURA ETANOL GASOLINA Instituto Mauá aumento viabilidade

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar