Com orçamento de R$ 12 mi, Setfor mantém atividades com parcerias
Treinamentos, presença em eventos de promoção de destinos e levantamento de dados sobre o desempenho do turismo foram comprometidos devido ao valor, considerado baixo
O orçamento anual de R$ 12 milhões para que a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) mantenha as atividades necessárias para o desenvolvimento do setor no Município não foi suficiente e parcerias fechadas nos primeiros três meses de 2025 garantem as ações da Prefeitura na área, segundo afirmou Denise Carrá, titular da pasta.
Estabelecido pela gestão passada, o montante é considerado aquém do necessário e compromete a execução de treinamentos, presença em eventos de promoção de destinos e levantamento de dados sobre o desempenho do trade turístico na Capital, segundo revelou a secretária em entrevista exclusiva ao O POVO.
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“Encontramos algumas dificuldades, como não ter contratos ativos necessários para manter, por exemplo, o Observatório do Turismo. E o Observatório é muito importante. Foi como mensuramos o R$ 1 bilhão de impacto do Ciclo Carnavalesco”, citou.
As deficiências apontadas por ela se estendem até a falta de um site no qual a Setfor possa divulgar a cidade e é um dos requisitos da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) para selar parcerias.
Parcerias asseguram atividades
Para reverter o cenário, Carrá contou de “pelo menos 15 reuniões ao longo dos primeiros 70 dias do ano” com representantes do governo do Estado do Ceará, entidades e lideranças do setor privado e do governo federal.
Sem revelar os valores envolvidos, ela assegurou que as tratativas asseguraram a manutenção de ações nos três primeiros meses de governo enquanto recalcula o orçamento em meio à orientação de redução de gastos dada pelo prefeito Evandro Leitão (PT).
"A gente tem tido aí várias reuniões, seja com o setor do turismo, o pessoal que trabalha com o turismo na cidade, setor hoteleiro, setor de bares e restaurantes, setor de eventos, escutando quais são seus desafios, quais são as potencialidades, identificando e também com as outras partes e com o governo do Estado", afirmou.
Os estudos do Observatório foram mantidos via Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) exclusivamente para o Carnaval. Nas datas futuras, a secretária disse ter conversa em curso com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-CE), que já executa estudo semelhante.
A Setur também tem levado nas promoções internacionais material de Fortaleza, de acordo com Carrá. Enquanto os desafios do orçamento municipal são equalizados, o Estado se dispôs a promover a Capital.
Treinamento de cem pessoas com o Centec
Já quando o assunto é treinamento de mão de obra, a secretária do Turismo de Fortaleza conta que fechou uma outra parceria, desta vez com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), do governo cearense, para a capacitação de cem profissionais.
A ação visa ampliar a qualificação e atualização dos profissionais, um tema apontado pelo setor à secretaria como um dos desafios da cidade. O público alvo, inicialmente, serão pessoas que já atuam na área.
Mas Carrá afirmou que a ideia é ampliar o número de vagas e também levar os cursos para profissionais no início de carreira. As inscrições, quando serão revelados quais treinamentos serão dados, começam em abril.
"O orçamento não é suficiente, mas a gente tem que atender as demandas, trabalhando de maneira inteligente. A gente tem que ir buscando as parcerias, de forma que a gente consiga trazer resultados positivos, eficientes e atender a demanda da cidade", arrematou.
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