Vendas do varejo ampliado cearense crescem 4,7% em janeiro na comparação com 2024

Vendas do varejo ampliado cearense crescem 4,7% em janeiro na comparação com 2024

Com esta alta, o desempenho do Estado ficou 2,5 pontos percentuais (p.p.) acima do nacional (2,2%)

O índice do volume de vendas do comércio varejista ampliado, que além do varejo normal inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, cearense em janeiro foi 4,7% maior do que o registrado em igual mês de 2024.

Com esta alta, o desempenho do Estado ficou 2,5 pontos percentuais (p.p.) acima do nacional (2,2%).

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Os dados foram compilados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta sexta-feira, 14.

No período, somente duas das onze atividades de divulgação analisadas apresentaram recuo em relação ao ano passado: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com 3,6%, e livros, jornais, revistas e papelaria, com 1,2%.

Por outro lado, a venda de material de construção se destacou no mês, registrando um crescimento de 15%. O resultado, inclusive, foi o maior do setor no Brasil.

Agora, considerando apenas o comércio varejista, os resultados do Estado também foram positivos no comparativo anual entre janeiro de 2025 e o de 2024. No período a alta foi de 3,6%, 0,5 p.p. maior que o nacional.

Confira o desempenho do Ceará em cada atividade de divulgação em janeiro de 2025:

Comércio Varejista (3,6%)

  • Combustíveis e lubrificantes: 7,1%
  • Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: 1,9%
  • Tecidos, vestuário e calçados: 1,6%
  • Móveis e eletrodomésticos: 0,7%
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: 8,5%
  • Livros, jornais, revistas e papelaria: -1,2%
  • Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação: -3,6%
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 8,1%

Comércio Varejista Ampliado (4,7%)

  • Veículos, motocicletas, partes e peças: 8,1%
  • Material de construção: 15%
  • Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo: 0,2%

Entretanto, na passagem de dezembro para janeiro, o volume das vendas do Ceará, considerando também o varejo ampliado, registrou um crescimento abaixo do nacional (2,3%), com 1,7%.

Já no acumulado dos últimos doze meses, a alta foi de 7,2%, consideravelmente maior que o índice do Brasil, que foi 3,8%.

Cenário nacional

O volume de vendas do comércio varejista ampliado do Brasil cresceu 2,3% em janeiro. Frente a igual período de 2024, houve alta de 2,2%, seu 12º resultado positivo consecutivo nessa comparação. Já no acumulado em 12 meses, houve acréscimo de 3,8%.

Se considerado apenas o comércio varejista, no comparativo mensal de dezembro para janeiro, foi observado estabilidade, com um leve recuo de 0,1%.

Para Cristiano dos Santos, gerente da Pesquisa Mensal de Comércio, apesar da terceira taxa negativa consecutiva, a interpretação dos resultados nos últimos meses é de estabilidade.

“Temos que lembrar que o máximo da série histórica da margem está em outubro de 2024. Após atingir esse nível recorde em outubro, o comércio seguiu tendo variações muito próximas de zero, ocasionando esse fenômeno de estabilidade na alta”, explicou.

Em relação às atividades pesquisadas, no comparativo anual, duas apresentaram taxas negativas: atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-10,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-0,2%).

Já no que concerne aos resultados regionais, o índice positivo do País no comércio varejista ampliado em janeiro de 2025, tanto na comparação com o igual período do ano passado, quanto com o mês imediatamente anterior, foi acompanhado por 21 das 27 unidades da federação.

Confira o desempenho do Brasil em cada atividade de divulgação em janeiro de 2025:

Comércio Varejista (3,1%)

  • Combustíveis e lubrificantes: 1,1%
  • Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: 2,8%
  • Tecidos, vestuário e calçados: 2,6%
  • Móveis e eletrodomésticos: 4,4%
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: 6,2%
  • Livros, jornais, revistas e papelaria: -0,2%
  • Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação: 1,9%
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 4,5%

Comércio Varejista Ampliado (2,2%)

  • Veículos, motocicletas, partes e peças: 8,9%
  • Material de construção: 3,9%
  • Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo: -10,4%

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