Vendas do varejo ampliado cearense crescem 4,7% em janeiro na comparação com 2024
Com esta alta, o desempenho do Estado ficou 2,5 pontos percentuais (p.p.) acima do nacional (2,2%)
O índice do volume de vendas do comércio varejista ampliado, que além do varejo normal inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, cearense em janeiro foi 4,7% maior do que o registrado em igual mês de 2024.
Com esta alta, o desempenho do Estado ficou 2,5 pontos percentuais (p.p.) acima do nacional (2,2%).
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Os dados foram compilados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta sexta-feira, 14.
No período, somente duas das onze atividades de divulgação analisadas apresentaram recuo em relação ao ano passado: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com 3,6%, e livros, jornais, revistas e papelaria, com 1,2%.
Por outro lado, a venda de material de construção se destacou no mês, registrando um crescimento de 15%. O resultado, inclusive, foi o maior do setor no Brasil.
Agora, considerando apenas o comércio varejista, os resultados do Estado também foram positivos no comparativo anual entre janeiro de 2025 e o de 2024. No período a alta foi de 3,6%, 0,5 p.p. maior que o nacional.
Confira o desempenho do Ceará em cada atividade de divulgação em janeiro de 2025:
Comércio Varejista (3,6%)
- Combustíveis e lubrificantes: 7,1%
- Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: 1,9%
- Tecidos, vestuário e calçados: 1,6%
- Móveis e eletrodomésticos: 0,7%
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: 8,5%
- Livros, jornais, revistas e papelaria: -1,2%
- Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação: -3,6%
- Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 8,1%
Comércio Varejista Ampliado (4,7%)
- Veículos, motocicletas, partes e peças: 8,1%
- Material de construção: 15%
- Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo: 0,2%
Entretanto, na passagem de dezembro para janeiro, o volume das vendas do Ceará, considerando também o varejo ampliado, registrou um crescimento abaixo do nacional (2,3%), com 1,7%.
Já no acumulado dos últimos doze meses, a alta foi de 7,2%, consideravelmente maior que o índice do Brasil, que foi 3,8%.
Cenário nacional
O volume de vendas do comércio varejista ampliado do Brasil cresceu 2,3% em janeiro. Frente a igual período de 2024, houve alta de 2,2%, seu 12º resultado positivo consecutivo nessa comparação. Já no acumulado em 12 meses, houve acréscimo de 3,8%.
Se considerado apenas o comércio varejista, no comparativo mensal de dezembro para janeiro, foi observado estabilidade, com um leve recuo de 0,1%.
Para Cristiano dos Santos, gerente da Pesquisa Mensal de Comércio, apesar da terceira taxa negativa consecutiva, a interpretação dos resultados nos últimos meses é de estabilidade.
“Temos que lembrar que o máximo da série histórica da margem está em outubro de 2024. Após atingir esse nível recorde em outubro, o comércio seguiu tendo variações muito próximas de zero, ocasionando esse fenômeno de estabilidade na alta”, explicou.
Em relação às atividades pesquisadas, no comparativo anual, duas apresentaram taxas negativas: atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-10,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-0,2%).
Já no que concerne aos resultados regionais, o índice positivo do País no comércio varejista ampliado em janeiro de 2025, tanto na comparação com o igual período do ano passado, quanto com o mês imediatamente anterior, foi acompanhado por 21 das 27 unidades da federação.
Confira o desempenho do Brasil em cada atividade de divulgação em janeiro de 2025:
Comércio Varejista (3,1%)
- Combustíveis e lubrificantes: 1,1%
- Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: 2,8%
- Tecidos, vestuário e calçados: 2,6%
- Móveis e eletrodomésticos: 4,4%
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: 6,2%
- Livros, jornais, revistas e papelaria: -0,2%
- Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação: 1,9%
- Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 4,5%
Comércio Varejista Ampliado (2,2%)
- Veículos, motocicletas, partes e peças: 8,9%
- Material de construção: 3,9%
- Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo: -10,4%
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