Enem dos concursos: resultado final é homologado; confira os detalhes
Além da homologação também foram divulgados a convocação final dos aprovados para o curso de formação e os editais de habilitação para as provas didáticas dos cargos de pesquisadores do IBGE
Os resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), exceto para os cargos de pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os que requerem curso de formação, foram homologados nesta sexta-feira, 7.
Segundo o informado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a convocação será realizada pelo respectivo órgão ou entidade e deve ser iniciada entre o fim de abril e o início de maio, após sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além da homologação também foram divulgadas as relações da convocação final dos aprovados para o curso de formação e dos editais de habilitação para as provas didáticas dos cargos de pesquisadores do IBGE. Ao todo foram publicados 25 editais no Diário Oficial da União de hoje, 7.
De acordo com o MGI, os aprovados residem em 908 cidades diferentes, sendo 36,5% de municípios do interior, e um terço são de pessoas pretas e pardas, com deficiência e indígenas.
Desta forma, se dá início da última fase do certame. No caso das pessoas convocadas para o curso de formação, é obrigatória a matrícula, caso o candidato não a faça ele será automaticamente eliminado da vaga em questão. Confira as datas previstas abaixo:
Cursos organizados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
- Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista em Tecnologia da Informação (ATI), Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), Analista de Infraestrutura (AIE), Analista de Comércio Exterior (ACE): A matrícula deve ser feita online, pelo site da Enap, entre 10 e 18 de março de 2025
Cursos organizados pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)
- Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq): A matrícula deve ser feita online, pelo site da Cebraspe, entre 13 e 20 de março de 2025
- Agência Nacional de Saúde (ANS): A matrícula deve ser feita online, pelo site da Cebraspe, entre 13 e 17 de março de 2025
- Auditor Fiscal do Trabalho (ATF)/ Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): edital para matrícula deve sair dia 11/3
- Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel): edital para matrícula deve sair dia 12/3
Já para os candidatos habilitados para as provas didáticas do IBGE, o órgão publicou edital específico, que pode ser acessado neste link.
No que concerne ao cadastro reserva ou à lista de espera, eles são compostos pelo dobro de oportunidades disponíveis em cada bloco.
Vale lembrar, que uma mesma pessoa pode estar em diferentes listas de espera, já que esse modo de certame permite que a pessoa participe do diferentes concursos ao mesmo tempo.
"Por exemplo, quem tomar posse em um cargo que seja sua terceira preferência, pode se manter no banco de candidatos para a sua primeira e segunda opções no momento da inscrição, tendo chance de ser convocado para ocupar posições melhores que surjam futuramente, se atingir os pré-requisitos", explicou o órgão.
Confira os cargos que requerem curso de formação:
- Especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG)
- Analista de comércio exterior (ACE)
- Analista em tecnologia da informação (ATI)
- Analista técnico de políticas sociais (ATPS)
- Analista de infraestrutura (AIE)
- Especialista em regulação de serviços públicos (Aneel)
- Especialista em regulação de serviços públicos (Antaq)
- Auditor-fiscal do trabalho (AFT)
- Especialista em regulação de saúde suplementar (ANS)
O que é o Concurso Unificado?
A primeira edição do CPNU teve 2,1 milhões de candidatos inscritos, dos quais 970 mil compareceram de fato aos dois dias de exame para disputar 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal.
As provas foram aplicadas em 228 cidades e, pela primeira vez, um processo seletivo permitiu que os candidatos concorressem a vagas de diferentes órgãos com uma única inscrição.
O MGI prevê uma segunda edição do CPNU. O edital deverá ser publicado até o fim de março.
Com Agência Brasil
Saque do FGTS: veja o que já se sabe sobre a nova medida | O POVO NEWS
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no Whatsapp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor