Ceará é o 3º em expansão da atividade econômica no País
Crescimento de 5,5% em 2024 é o maior atingido pelo Estado nos últimos 14 anos, segundo atesta ranking feito pelo Banco Central
O Ceará atingiu a melhor marca de crescimento econômico dos últimos 14 anos ao registrar expansão de 5,5% em 2024. O percentual foi o terceiro melhor entre os estados do País, segundo o índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido e divulgado pelo Banco Central do Brasil.
Atrás apenas de Santa Catarina (5,7%) e Pará (5,6%), o Estado obteve desempenho superior às médias anuais das regiões Norte (4,8%), Nordeste (4,0%), Sudeste (3,2%), Sul (4,2%) e Centro-Oeste (2,9%).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os números demonstram ainda que “o resultado coloca a economia cearense à frente de importantes economias como as de São Paulo (3,8%), Minas Gerais (3%), Pernambuco (4,7%) e Bahia (3,1%)”, como destaca o governo cearense.
Resultado da atração de investimentos
Para o presidente da Agencia de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, os números refletem “um importante trabalho na atração e manutenção de investimentos, que impactam diretamente nesse crescimento”.
“Em 2024, por meio de incentivos do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) foram atraídas 29 novas empresas e viabilizado a ampliação de cinco grandes empreendimentos. Juntos, esses investimentos somam mais de R$ 1,1 bilhão e vão gerar mais de 7.400 novos empregos”, destaca.
Já o secretário estadual Domingos Filho (Desenvolvimento Econômico) aponta os incentivos dados pelo governo cearense como decisivos para o desempenho de setores como a indústria, que encerrou 2024 com crescimento de 6,9% - o maior em 11 anos.
“No ano passado, também fechamos com 13% de crescimento nas movimentações do Porto do Pecém e tivemos um aumento de 6% no número de abertura de empresas. Esses são apenas alguns exemplos dos resultados que refletem nesse crescimento econômico”, ressalta.