Pix por aproximação começa a valer nesta sexta, 28; saiba como funciona
Essas transações poderão ser feitas ou por meio da abertura do aplicativo e escolha da funcionalidade ou com as carteiras digitais
O Pix por aproximação começará a valer nesta sexta-feira, 28, segundo informou o Banco Central (BC).
A nova modalidade de pagamento irá permitir que as transferências sejam realizadas de forma mais rápidas, apenas encostando os aparelhos nas maquininhas, sem o consumidor precisar, por exemplo, ler o QR code ou escrever a chave Pix.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Da mesma forma que já é feito com os cartões de crédito ou débito, a pessoa também poderá incluir sua conta em carteiras digitais, entretanto, para poder realizar essa função as plataformas terão que pedir permissão junto ao BC. Até o momento apenas a carteira do Google funcionará.
Como realizar o pagamento no Pix por aproximação?
A ideia do novo método de pagamento é que ele seja mais prático para as pessoas, já que elas não precisam nem ler QR codes, por exemplo.
Essas transações poderão ser feitas ou por meio da abertura do aplicativo e escolha da funcionalidade ou com as carteiras digitais, caso ela esteja permitida pelo BC.
Além disso, vale destacar que essas transferências terão um limite de R$ 500 diários, que poderão ser alterados pelos usuários.
Início da nova modalidade do Pix foi divulgado ainda em 2024
O prazo de início para a modalidade de pagamento começar a funcionar foi divulgado, pelo BC, ainda em julho de 2024, em novembro os testes começaram a ser realizados.
No período a autoridade monetária e o Conselho Monetário Nacional (CMN) editaram novas regras para ampliar o open finance, compartilhamento de dados entre as instituições financeiras, e permitir a funcionalidade, já que ela exigia que fosse estabelecida uma uma governança definitiva para o compartilhamento de dados. (Com Agência Brasil)
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor