8 em cada 10 brasileiros veem importância do turismo para a geração de empregos
A atividade turística é uma forma eficaz de promover desenvolvimento regional e reduzir a desigualdade no País, segundo o ministro do Turismo
Em um país tropical como o Brasil, 84% das pessoas consideram o setor do turismo como importante para a geração de empregos, já que é responsável pela criação de 405 mil postos de trabalho em diversos estados desde 2023, incluindo o Ceará.
A pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025 foi elaborada pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados e pelo Ministério do Turismo (MTur), a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
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Após 5.542 entrevistas domiciliares, entre os dias 14 a 28 de outubro de 2024, com pessoas a partir de 16 anos em todas as unidades federativas, a margem de erro é de dois pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.
Cerca de 43% dos brasileiros veem crescimento no turismo nacional nos últimos dois anos. O MTur avalia o cenário indo de encontro à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), com recorde na taxa de desemprego, em 6,2%.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que a percepção do brasileiro é ligada ao tamanho do "impacto econômico do turismo" no País, bem como dos resultados dos primeiros anos da nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“A atividade turística é uma forma eficaz de promover desenvolvimento regional e reduzir a desigualdade no País”, afirmou.
O MTur ainda vê espaço para crescimento, pois 51% dos participantes da pesquisa acreditam que o Brasil tem "muito potencial" para exploração do turismo como atividade econômica.
"Ao serem questionados sobre o quanto o País aproveita esse potencial, os entrevistados se dividem: 43% acreditam que ele é aproveitado, sendo 19% muito aproveitado e outros 43% responderam que é pouco aproveitado", acrescentou.
O principal benefício do turismo brasileiro, segundo o levantamento, é a atração de investimentos. O MTur divulgou que o País recebeu US$ 360 milhões em investimentos diretos no setor em 2024, com alta de 40% em relação a 2023.
O combate à pobreza e à desigualdade social são tópicos da política pública com maior capacidade de impactar positivamente a atividade turística no Brasil. Para 33% dos brasileiros, essas ações são fundamentais e estratégicas.
Logo após, estão atividades de incentivo para baratear custos em viagens a lazer (21%), segurança pública (13%), investimento em infraestrutura nos destinos mais procurados (12%) e políticas de qualificação profissional para o setor (6%).
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