Prefeitura de Fortaleza confirma retomada de 21 obras; veja quais
Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) organiza calendário para retorno dos trabalhos em que 13 projetos devem ser finalizados ainda no 1º semestre
A agenda de retomada de obras paralisadas em Fortaleza foi confirmada e 21 empreendimentos devem ser retomados até o fim de 2025. Isso significa que um montante de R$ 189 milhões em projetos será finalizado neste ano, conforme levantamento da Prefeitura de Fortaleza fornecido com exclusividade ao O POVO.
De acordo com cronograma de trabalho da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), 13 projetos retomados devem ser entregues ainda no primeiro semestre. Outras oito intervenções devem ser concluídas no segundo semestre.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As obras a serem retomadas abrangem as áreas de educação, saúde, urbanização, infraestrutura viária, segurança, esporte e lazer e equipamentos históricos. No último dia 6 de fevereiro, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou a retomada de 19 projetos, nas redes sociais.
Conforme a Seinf, nos próximos meses a pasta seguirá um planejamento estratégico para enfrentar os desafios identificados nos primeiros 30 dias de gestão em relação às paralisações.
"As ações serão divididas em metas de curto, médio e longo prazo, priorizando a regularização financeira, a retomada de obras e a melhoria na eficiência dos processos internos", disse em nota a pasta comandada pelo titular André Daher.
Durante a abertura dos trabalhos da Câmara Municipal, o prefeito de Fortaleza afirmou que recebeu a gestão com uma série de paralisações.
Segundo o prefeito, com a mudança da gestão municipal entre 2024 e 2025, 90% das obras públicas geridas pelo Município foram paralisadas.
Sobre os projetos com recursos da Prefeitura, Leitão prometeu a retomada dos trabalhos, mas não especificou prazo para que isso ocorra.
"Quanto às obras públicas, encontramos 90% delas paralisadas. Estamos retomando essas obras paulatinamente, garantindo que os projetos em andamento sigam seu curso e sejam entregues à população", disse.

Agora, a Seinf detalhou como essa retomada será feita. A secretaria detalha ao O POVO que, no curto prazo, as ações estarão voltadas para a retomada gradual do que for mais urgente e estratégico.
A escolha também atendeu a outro fator importante que foi respeitar a disponibilidade técnica e orçamentária de cada projeto.
No horizonte de médio a longo prazo, o objetivo será consolidar as ações implementadas e avançar na execução das obras planejadas.
"A Seinf seguirá priorizando intervenções que tenham maior impacto para a população, garantindo a retomada responsável e eficiente dos projetos paralisados", continua a pasta, em nota.
Na lista de projetos a serem retomados e entregues neste ano, a Seinf elenca um prédio histórico (o Memorial da Resistência, onde funciona também o Teatro Antonieta Noronha e a Secretaria de Cultura), três equipamentos de saúde - dentre os quais a reforma do 5º andar e ampliação de 36 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Dr. José Frota (IJF), e a sede da Guarda Municipal.
Também serão retomadas nove obras da área de educação, sendo previstas entregas de cinco Centros de Educação Infantil (CEI) e uma Escola Areninha. Outras três areninhas em diferentes bairros também estão no calendário.

A requalificação da Praia de Iracema, Vila do Mar e o Campo do CRB também estão na lista da Seinf.
Outro projeto que deve ser concluído neste ano, confirma a Seinf, é o da drenagem da avenida Heráclito Graça. Vale lembrar que ele estava previsto para ser entregue até o fim de 2024, mas atrasou.
Na época, a Seinf informou que os motivos para os atrasos eram diversos, mas citou "atravessamentos com sistemas de outros órgãos, aumento da demanda inicialmente prevista, chuvas, entre outras questões" e ainda disse que os projetos seriam entregues nos meses iniciais de 2025, mesmo sem controle da futura gestão.
Segundo o prefeito, dos empreendimentos de maior relevância, apenas a de requalificação da Heráclito Graça não teria sido paralisada na virada do ano.
Em janeiro, durante entrevista concedida à Rádio O POVO CBN, o titular da Seinf afirmou que a intervenção não deve acabar com os alagamentos em casos de chuvas mais intensas, conforme prometeu a gestão José Sarto (PDT).
Na avaliação de Daher, em grandes chuvas em que ocorra acumulação de muita água em pouco tempo, os reservatórios podem encher e a água transbordar para as laterais.
"A obra atenderá pequenas e médias precipitações, mas tem um gargalo que é o riacho Pajeú, por onde o reservatório acumula e o riacho escoa até o mar, próximo do Marina Park. Essa desobstrução do canal é indispensável para que funcione", explicou.
Veja as 21 obras retomadas pela Prefeitura com previsão de entrega em 2025
- UBS Floresta;
- Memorial da Resistência, onde funciona também o Teatro Antonieta Noronha e a Secretaria de Cultura;
- Sede da Guarda Municipal;
- CEI Parangaba;
- Escola Zacarias Florindo;
- EEF Paupina - Conjunto dos Escritores;
- UPA Edson Queiroz;
- EEF Residencial Cidade Jardim;
- CEI Residencial José Euclides;
- CEI Conjunto Ceará I;
- CEI Conjunto Ceará II;
- CEI Autran Nunes;
- UTI IJF;
- Drenagem Heráclito Graça;
- Requalificação Praia de Iracema;
- Vila do Mar;
- Campo do CRB (Sapiranga);
- Areninha Polo da Sargento Hermínio;
- Escola Areninha do Campo do Biquíni;
- Areninha Planalto Ayrton Senna; e
- Areninha Joinvile.
Fonte: Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf)/Prefeitura de Fortaleza
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor