Trump vai elevar para 25% tarifas sobre aço e alumínio, medida afeta o Ceará

Trump vai elevar para 25% tarifas sobre aço e alumínio, medida afeta o Ceará

Esses produtos são exportados pelo Brasil ao país aos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que nesta segunda-feira, 10, vai elevar para  25% as tarifas sobre alumínio e aço importados. A medida afeta diretamente o Brasil e o Ceará que exportam o produto ao país.

Em 2023, o Brasil foi o terceiro maior fornecedor de aço para Estados Unidos, segundo dados do Departamento de Comércio americano, atrás de Canadá e México.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Impacto no Ceará

O economista Ricardo Coimbra explica que essa tributação de 25% sobre o aço foi semelhante ao que ele já fez no governo dele anterior. "Então, já se esperava isso. O impacto será significativo. As exportações desse segmento representam quase 50% das exportações do País".

"O estado do Ceará também é um grande exportador desse segmento e acaba por ter algum tipo de impacto. O que o governo brasileiro deve fazer é algum tipo de retaliação em setores específicos e estimular o direcionamento para outros mercados, mas a gente sabe que, semelhante ao que aconteceu no período anterior, você acaba tendo um reflexo sobre o volume de exportações em um determinado momento", prossegue Coimbra.

O conselheiro da (Apimec Brasil) acrescenta que em um segundo momento deve haver "um acordo de diminuição ou de cotas específicas em acordos bilaterais. Pode ser que ocorra da mesma forma mais à frente e o impacto seja menor. Vamos ver também qual tipo de retaliação o governo brasileiro vai fazer para que você sente numa mesa de negociação e tente entrar no ponto comum, ou buscar um entendimento entre os países".

Tarifas

As tarifas retaliatórias da China contra produtos americanos entraram oficialmente em vigor neste domingo, 9 (segunda-feira, 10, pelo horário de Pequim).

Já as impostas ao Canadá e ao México foram adiadas por 30 dias em 3 de fevereiro. 

Procurado, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) afirmou que não vai se manifestar.

 Com informações da Agência Estado

Veja mais temas de Economia no Dei Valor:

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

trump; aço

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar