Comitiva cearense discute possibilidade com o mercado europeu em Berlim
O encontro focou na abertura do mercado cearense para o europeu destacando o agronegócio e as energias renováveis
Com o objetivo de apresentar os potenciais do Ceará para o mercado europeu, representantes do governo cearense se reuniram com o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe. O foco foi sobretudo em duas áreas: o agronegócio e as energias renováveis.
O encontro, que ocorreu em Berlim, capital do País, na terça-feira, 4, resultou em discussão sobre o papel da embaixada alemã na busca por mais investimentos para o Estado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo o diplomata, tanto o Ceará quanto o Nordeste “têm muitas possibilidades de caminhar, de crescer no mercado externo, no mercado europeu”.
“O aço, por exemplo, é um deles. O setor de frutas é outro que o Nordeste está indo cada vez mais longe. E tem outro mercado muito promissor, que é o das flores. As energias renováveis são outro ponto alto. O potencial é grande e precisa ser aproveitado da melhor forma”, comenta.
Também estiveram no encontro o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Domingos Filho, a vice-presidente Financeira do Complexo do Pecém, Rebeca Oliveira.
Conforme o titular da SDE, a discussão trouxe um maior conhecimento para o Ceará em relação às necessidades da Alemanha e às possibilidades de negócios.
“Podemos ter uma visão geral e saber como podemos investir melhor na divulgação do potencial do nosso Estado. A partir disso, poderemos aproveitar melhor nossas oportunidades em busca de mais investidores e exportações para o Ceará.”
Já a vice-presidente Financeira do Complexo do Pecém utilizou o momento para destacar a atuação do porto. O equipamento está com projeto de ampliação, cujas obras devem ser iniciadas ainda neste ano, com um investimento de R$ 675 milhões.
“O Pecém é um porto que está em crescente expansão, é uma grande porta de exportação do Ceará e do Brasil. Nossa localização e flexibilidade são fundamentais nessa busca por mais negócios”, pontua Rebeca.
A comitiva foi para Berlim para participar, a partir desta quarta-feira, 5, até sexta-feira, 7, da Fruit Logistica 2025, feira mundial da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras, que neste ano, conforme nota divulgada, contará com 2.600 expositores de mais de 90 países.