Chamada de 508 guardas municipais é avaliada em 2 etapas, diz prefeito de Fortaleza

A afirmação é do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), em entrevista para a rádio O POVO CBN

10:24 | Fev. 04, 2025

Por: Beatriz Cavalcante
Evandro Leitão, prefeito de Fortaleza (foto: AURÉLIO ALVES)

A convocação dos 508 guardas municipais nomeados em dezembro de 2024 na Capital é avaliada para ser realizada em duas etapas. 

A afirmação é do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), em entrevista nesta terça-feira, 4 de fevereiro, ao programa O POVO no Rádio na O POVO CBN.

A previsão era que no dia 1° de fevereiro de 2025 fossem chamados 160 profissionais e que a medida fosse realizada em três fases, indo até o primeiro e segundo semestre de 2026.

Agora, o prefeito diz que até esta quarta-feira, 5 de fevereiro, deve definir como deve ser realmente realizada essa convocação. Se nos moldes pensados anteriormente ou reduzir para as duas etapas.

Assim, seriam anexados ao quadro de servidores da prefeitura 254 guardas municipais de uma vez, e depois os outros 254.

"A gente está avaliando sim. Ao invés de dividir em três etapas o chamamento dessas pessoas, a convocação, se a gente faz em duas, duas de 254. (...) A gente vai anunciar de hoje para amanhã", detalhou Evandro. 

Entenda o que aconteceu com a Guarda Municipal em Fortaleza

Os servidores foram nomeados em dezembro de 2024 ainda na gestão de José Sarto (PDT).

Na ocasião, foram designados 508 profissionais para a Guarda Municipal e 38 enfermeiros para reforçar o atendimento no Instituto Doutor José Frota (IJF), que viveu uma crise devido à falta de insumos e equipamentos. 

Porém, Evandro desfez o ato da gestão anterior, alegando que o chamamento não foi realizado de forma adequada.

Ele pontuou que vai realizar a medida de maneira "responsável" e evitando "maiores problemas no equilíbrio fiscal de Fortaleza." (Colaboraram Érico Firmo e Gabriela Almeida)

Veja entrevista de Evandro Leitão na rádio O POVO CBN

Mais notícias de Economia