Instituto de Pesos e Medidas vai implantar fiscalização digital de caminhões no Ceará
Anúncio foi feito durante solenidade de reinauguração da entidade em Fortaleza que passou da gestão municipal para estadual e visa identificar veículos com tacógrafos irregulares
20:57 | Jan. 31, 2025

O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André Brito, disse nesta sexta-feira, 31, em Fortaleza que vai implementar, inicialmente no Ceará, com pretensão de expandir para todo o País, a fiscalização digital de caminhões para identificar eventuais irregularidades relativas ao tacógrafos.
O anúncio foi feito durante solenidade de reinauguração do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Ceará (Ipem-CE), antes sob gestão do município de Fortaleza e agora sob responsabilidade do governo estadual.
“Nos próximos meses, vamos implantar uma fiscalização digital nos tacógrafos, que são as “caixas pretas” dos caminhões e ônibus. Câmeras serão instaladas nas principais rodovias, e seremos uma central de controle, identificando veículos que não realizarem os testes”, explicou.
Leia mais
O Ipem-CE é um dos 24 órgãos delegados pelo Inmetro para fazer aferições e controles de qualidade dos mais diferentes produtos e serviços que vão desde taxímetros, fios elétricos, colchões, balanças, termômetros, além dos já citados tacógrafos, entre outros.
Segundo o presidente da autarquia, Francisco Barroso, “todas as relações de consumo na sociedade são fiscalizadas pelo IPEM. Ter o selo do instituto é a garantia de que o produto é realmente o que se propõe”. Na cerimônia de reinauguração da sede do órgão foram entregues 17 novos veículos para ajudar na fiscalização do Ipem-CE.
Uma das metas é estender a atuação da entidade para todos os 184 municípios cearenses, ainda em 2025, bem como criar duas novas unidades, uma em Sobral e outra em Juazeiro do Norte.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, acrescentou que o órgão está destinando um caminhão para a verificação de balanças rodoviárias, com previsão de estar disponível para o Ipem-CE, a partir de março.
Voltando a falar sobre a fiscalização digital de caminhões, ele acrescentou que não haverá aplicação de multas, apenas notificações .“A ideia é conscientizar os condutores para que realizem a verificação do tacógrafo”, destacou Brito, acrescentando que será possível fiscalizar com menos pessoal e cobrir uma área maior do território cearense.
“Da mesma forma, estamos trabalhando intensamente e até transferindo para os órgãos estaduais todo o trabalho que o Inmetro está fazendo no crédito de carbono”, citou também o presidente do Inmetro.
“É uma nova matriz, e o Inmetro, como há medições para mensurar esses valores, tem o papel de participar de toda a metodologia, principalmente na regulamentação da lei”, concluiu.
Balanço de 2024
A reforma da sede do Ipem e a transição da autarquia da gestão municipal para a gestão estadual ocorreu ao longo do ano passado sem a interrupção dos serviços prestados.
Conforme o presidente do Inmetro, no ano passado foram fiscalizados mais de 54 mil instrumentos, entre balanças, radares e bombas de gasolina. “Tudo isso é um trabalho preventivo para que a sociedade não se depare com fraudes”, defendeu Márcio André Brito.
Já o presidente do Ipem-CE, Francisco Barbosa, lembrou que a última reforma feita no órgão havia ocorrido há 15 anos. “Infelizmente, o prédio estava muito deteriorado, a frota estava em péssimas condições e nossos companheiros de trabalho não tinham as condições adequadas para desempenhar suas funções”, detalhou.
“Então, o desafio foi dado: oferecer estrutura e condições de trabalho para os nossos metrologistas e funcionários, além de garantir que eles tivessem condições de se deslocar”, concluiu.