Rede de supermercadistas inaugura centro de distribuição e espera crescimento de 30%

Solenidade aconteceu nesta quinta-feira, 23, em Itaitinga e deve atender a 102 lojas de 34 empresas do segmento na Grande Fortaleza e no Interior do Ceará

20:38 | Jan. 23, 2025

Por: Adriano Queiroz
Cerimônia de inauguração do novo centro de distribuição da Uniforça contou com a presença do governador Elmano de Freitas, além de empresários do setor e autoridades políticas (foto: Estácio Júnior/Governo do Estado)

A rede de empresas supermercadistas Uniforça inaugurou nesta quinta-feira, 23, seu novo centro de distribuição (CD) em Itaitinga.

A nova unidade é cerca de quatro vezes maior que a anterior, conforme informou o grupo durante a solenidade de inauguração. A Uniforça representa 34 empresas do ramo supermercadista e conta com 102 lojas distribuídas pelo Estado, incluindo Região Metropolitana de Fortaleza e Interior, com cerca de 8.500 colaboradores.

“Hoje, temos dois projetos de expansão: um com a entrada de novos associados e outro com o aumento da capacidade do novo CD. Além disso, temos um projeto para as empresas que já fazem parte da rede crescerem, com uma expectativa de crescimento de cerca de 30% no primeiro ano após a inauguração”, disse o presidente da Uniforça, Murilo Guimarães.

O presidente da Uniforça observou que o setor supermercadista tem se transformado rapidamente nas últimas três décadas. “Ele tem se tornado cada vez mais competitivo, e com isso, as exigências também aumentam. As empresas estão buscando cada vez mais tecnologia, qualificação de mão de obra e inovação, como a Uniforça tem feito, investindo em infraestrutura, tanto em lojas quanto em centros de distribuição”, pontuou.

“Estamos nos modernizando muito, assim como nossos concorrentes. O setor no Estado do Ceará, em particular, é reconhecido nacionalmente como um dos mais fortes, e as lojas regionais, como as nossas, possuem um poder de mercado muito grande, até maior que o das redes nacionais”, exaltou.

Também presente ao evento, o governador Elmano de Freitas destacou a importância desse tipo de empreendimento para a criação de um ambiente de criação de empregos no Estado.

“O Centro de Distribuição da Uniforça representa um caminho correto no diálogo com o setor privado, garantindo que o estado tenha destaque na criação de vagas de emprego”, disse.

“Foram 110 mil vagas de emprego criadas com carteira assinada nesses dois anos de governo, e acredito que isso é um grande fruto do nosso trabalho”, ressaltou o governador cearense.

Elmano também falou sobre a necessidade de reforço em infraestrutura rodoviária para atender o segmento, tais como a duplicação de rodovias e a conclusão do Anel Viário.

Desafios do segmento

Sobre os principais desafios do setor supermercadista, o presidente da Uniforça, Murilo Guimarães, citou a oscilação na cotação do dólar e seu consequente impacto para a inflação dos alimentos.

“Estamos apreensivos, pois o dólar impacta diretamente alguns produtos da cadeia, como carne, massas e derivados do trigo. Quando o dólar sobe, o Brasil acaba exportando mais e isso interfere no mercado interno”, alertou.

Se o dólar se mantiver alto, certamente haverá inflação nos alimentos. Porém, se a queda continuar nos próximos dias, o impacto positivo será sentido, embora a redução nos preços leve um tempo maior para ser refletida”, concluiu.

Mais notícias de Economia