Deputados cearenses vão se articular para retomar voos de Juazeiro do Norte
Além disso, no Ceará, a companhia também anunciou a suspensão, a partir do dia 10 de março, das rotas Sobral, Iguatu, Crateús e São BeneditoOs deputados federais do Ceará, José Guimarães (PT) e Eunício Oliveira (MDB), afirmaram nesta terça, 21, por meio de suas redes sociais, que vão se articular para retomar os voos de Juazeiro do Norte.
A declaração vem depois da Azul anunciar o fim das operações, a partir do dia 10 de março, com Fortaleza e Recife.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além disso, no Ceará, a companhia anunciou a suspensão, a partir de 10 de março, das rotas Sobral, Iguatu, Crateús e São Benedito. Em todo o Nordeste, o encerramento se dá também em Maranhão (cidades de São Luís e Barreirinhas), Piauí (Parnaíba) e Rio Grande do Norte (Mossoró).
Leia mais
"É inaceitável o cancelamento do voo Juazeiro do Norte-Fortaleza. Já estou em Brasília, conversando com o Ministério do Turismo e o de Portos e Aeroportos para reverter essa situação. O Cariri é uma região com uma economia forte e não merece esse retrocesso. Na realidade, a região precisa de mais voos, e vamos trabalhar também para isso", afirmou José Guimarães.
Já Eunício Oliveira destacou que considera retrocesso econômico a perda dos voos diretos de Juazeiro do Norte para Fortaleza e Recife, comprometendo o turismo, a logística de negócios e a atração de novos investimentos.
"Como presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara me comprometo em atuar numa articulação para revertermos essa ação, inclusive com a possibilidade de inclusão de novas opções de voos que atendam o nosso Cariri."
A Azul, até então, era a única opção de ligação aérea entre o Interior e a capital cearense. Isso porque, em agosto do ano passado, a Voepass, companhia que também operava um voo diário entre as duas cidades, deixou de ofertar a frequência após acidente aéreo em Vinhedo (SP).
No comunicado sobre Juazeiro do Norte, a empresa diz que a descontinuidade faz parte de uma reestruturação interna em que ficou decidido acabar com as duas rotas diárias e ampliar de quatro para sete voos semanais a frequência com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Sobre os outros destinos a justificativa se deu por causa do aumento dos custos de insumos, da alta do dólar e da baixa demanda de voos na região.
Ou seja, a partir do dia 10 de março, o Aeroporto de Juazeiro terá voos diretos apenas para São Paulo, sendo dois da Latam e um da Gol para Guarulhos e outro da Azul para Campinas.