Fim do voo entre Juazeiro do Norte, Fortaleza e Recife seria "catastrófico"
O diretor do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Cariri, Roberto Celestino, mostrou-se preocupado com a falta da oferta do voo no site da Azul Linhas AéreasO fim do voo entre Recife, Juazeiro do Norte e Fortaleza pela Azul Linhas Aéreas seria catastrófico para a cidade do cariri cearense, segundo afirmou o diretor do Conselho de Desenvolvimento do Turismo (Condetur) do Cariri, Roberto Celestino.
Segundo relatado por consumidores, o site da companhia não traz mais opções sem escalas ligando a cidade a Fortaleza e Recife após o dia 9 de março. A empresa já negou o fim do trajeto, mas o diretor ainda se mostra preocupado com a possibilidade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com a análise dessa situação realizada por Roberto em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri, tirar a ligação aérea com as duas capitais, principalmente com Fortaleza, Cidade que ele considera a de maior influência sobre a região, seria prejudicial para o turismo.
“Isso seria uma medida catastrófica para a economia e para o turismo do Cariri. Por exemplo, para as faculdades cujos professores se deslocam, para os atendimentos especializados de medicina em nossos hospitais, para o pronto atendimento de técnicos que nem sempre, dependendo do equipamento, estão disponíveis”, destaca.
Leia mais
Ele ainda complementa que não haveria motivo para o cancelamento dessas rotas, já que o voo possui alta demanda.
“A gente fica estarrecido, digamos, de haver essa desprogramação do voo [...], porque era uma linha cuja tarifa era mais alta do que ir a São Paulo, era uma tarifa a nível de fazer o voo Fortaleza-Lisboa, ou Fortaleza-Miami, [...] e com avião com 90% de ocupação, de modo que isso aí não se justifica”, reforça.
As linhas em questão são operadas pelo ATR 72-600, com capacidade para 74 passageiros, sendo as únicas alternativas de ligação direta do interior cearense para duas importantes capitais do Nordeste. Já o valor médio delas, segundo Roberto, é de cerca de R$ 1.200 a R$ 1.500.
O diretor do Condetur também ressalta que o aeroporto em si está com a movimentação em alta, registrando o transporte de 498 mil passageiros em 2024.
Desta forma, Roberto afirma que espera que essa falta de programação no site da empresa esteja ocorrendo por que a companhia irá realizar melhoras em suas ofertas de voos.
“Eu espero que a resposta da companhia aérea, a partir do dia 10 de março, seja colocar uma aeronave maior, uma Embraer 195-E2, com 118 passageiros, em um voo noturno, é isso que a região do Cariri merece. [...] Seria o mínimo da oferta para minorar um pouco o preço dessas passagens aéreas”, explica.
Companhia já irá suspender outras rotas no interior do Ceará a partir do dia 10 de março
A companhia aérea anunciou este mês que irá suspender as rotas nas cidades Sobral, Iguatu, Crateús e São Benedito. De acordo com representante a companhia a medida ocorreu devido a alta do dólar e a da baixa demanda de voos na região.
6 dicas infalíveis na hora de comprar passagens aéreas | Dei Valor
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor