Programa de economia popular solidária está com inscrições abertas no Ceará

Ao todo, serão 500 vagas para agentes, destas 24 são no Ceará. A bolsa será de R$ 3.900

As inscrições para o programa de Economia Solidária do governo federal, que leva o nome do economista Paul Singer, foram prorrogadas até esta terça-feira, 14. O prazo anterior encerrava nesse domingo, 12.

Ao todo, serão 500 vagas para agentes, destas 24 são no Ceará. A bolsa será de R$ 3.900

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A seleção, que está sendo realizada pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), é o quarto processo seletivo do projeto "Trabalho Digno, Justo, Saudável, Seguro e Solidário".

Para participar, o interessado deve preencher o formulário de inscrição (disponível neste link), no qual ele deverá responder as perguntas apresentadas e anexar os documentos requisitados, dentre eles dez comprobatórios de experiências e/ou declarações, sendo um por arquivo.

Além disso, o candidato deverá gravar um vídeo de até quatro minutos explicando sua experiência na área e porque deseja se tornar um agente. Confira no final desta matéria especificações para a gravação do vídeo.

As notas dos participantes serão constituídas de duas fases, a primeira, que vale 40%, será a análise dos documentos e respostas enviados e da experiência comprovada e a segunda, que vale 60%, será a avaliação do vídeo.

Haverá reserva de vagas, sendo, no mínimo, 20% para pessoas pretas, pardas e indígenas; 10% para candidatos com deficiência e 5% para membros da comunidade LBGTQIAPN+. Mais informações podem ser conferidas no edital.

Os selecionados, que devem ser divulgados no dia dois de maio, irão trabalhar em duplas desenvolvendo ações de articulação, apoio e orientação sobre políticas públicas voltadas ao setor nos níveis municipal e estadual, e também irão mapear e registrar iniciativas baseadas nos princípios de autogestão, cooperação e solidariedade.

A convocação dependerá da disponibilidade orçamentária e financeira dos órgãos e terá vigência de um ano.

Veja como o vídeo da seleção deve ser gravado:

  • A gravação deverá ser de, no máximo, quatro minutos
  • O arquivo deve ser enviado em formato mp4, mpeg ou avi
  • A gravação deverá ser realizada com o celular na vertical, e de modo que fique enquadrado o rosto e meio corpo do candidato (da linha da cintura para cima)
  • Durante a gravação recomenda-se a escolha de uma boa iluminação, de modo a evitar reflexos e sombras
  • A gravação deverá ocorrer em um ambiente sem barulhos, ruídos altos ou eco

Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais digitais!

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Empregos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar