Elmano discute expansão da produção de energia do Ceará com o Ministério de Minas e Energia
Governador tratou da infraestrutura necessária para que o hub de hidrogênio verde do Pecém possa ser instalado
14:00 | Jan. 08, 2025
O fornecimento de energia para o hub de hidrogênio verde (H2V) do Pecém foi o assunto da reunião do governador Elmano de Freitas (PT) com o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) na manhã de hoje, 8, em Brasília.
Elmano tenta assegurar os investimentos federais necessários para viabilizar a instalação dos projetos de H2V no Complexo do Pecém, o que inclui a ampliação do fornecimento de energia e também novas linhas de transmissão.
"O objetivo é garantir as condições necessárias para a instalação de empreendimentos na área de Hidrogênio Verde no Ceará, que, com os pré-contratos assinados até agora, têm estimativa de investimentos de US$ 24 bilhões e expectativa de geração de 80 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos", afirmou o governador.
Ao O POVO, ele adiantou que discutiu soluções para os gargalos com o ministro e a equipe dele e classificou a reunião como "produtiva".
Mais transmissão
Entre os principais gargalos está a ampliação da transmissão de energia. Em 2024, o governador revelou que o Ceará precisa de um investimento de R$ 5 bilhões na construção de três novas linhas de transmissão de energia para suprir a necessidade estimada em 10 gigawatts (GW) do hub.
“Nós fizemos uma proposta para eles de três grandes linhas: uma vindo da Serra da Ibiapaba, uma no Sertão Central e uma em Icapuí, que permitiriam atender, pelo menos, essa demanda para o Pecém”, revelou no fim do ano passado.
Leia mais
Em 2025, 1.991 quilômetros de linhas de transmissão devem ter a construção iniciada, mas a estrutura é interpretada como insuficiente pelo governo cearense.
"Nós do Estado e do governo federal devemos garantir o fornecimento de energia para esses investidores. Essas iniciativas representam mais desenvolvimento econômico e sustentável, além de novas oportunidades e empregos qualificados para o nosso povo", destacou hoje, em Brasília.
"Temos conversado sobre iniciativas que podemos fortalecer no Ceará, que é uma potência quando falamos sobre energias renováveis, especialmente eólica e fotovoltaica, e hidrogênio de baixa emissão de carbono. O Ceará é um dos estados com o maior número de projetos nesta área. Todo esse nosso esforço e diálogo constante reforça o nosso compromisso com a transição energética justa e inclusiva, gerando empregos e oportunidades para a população cearense e a de todo o país", disse Alexandre Silveira em nota ao O POVO.
Com informações de João Paulo Biage, correspondente do O POVO em Brasília