Torre de Controle da Base Aérea sofre apagão e voos são impactados em Fortaleza

Um avião precisou retornar a Recife (PE) e outros 8 tiveram a decolagem atrasada. Passageiros relatam ter passado duas horas dentro de aeronaves sem poder sair

A Torre de controle da Base Aérea do Aeroporto de Fortaleza passou por um apagão das 4h29min às 7h20min deste sábado, 4.

De acordo com a Fraport, empresa administradora do local, 9 voos foram afetados, um que vinha de Recife, capital de Pernambuco, teve que retornar ao local e oito atrasaram a decolagem. O terminal de passageiros, entretanto, não foi afetado.

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“Houve uma queda de energia na Torre de Controle da Base Aérea, às 4h29min da manhã deste sábado (4/1). Após os reparos, a energia e operação retornou às 7h20min. Com isso, 1 voo que chegaria em Fortaleza retornou para Recife e 8 voos atrasaram a decolagem", detalhou a empresa.

Em nota enviada ao O POVO, a Azul comunicou que dois voos da companhia foram afetados, um que vinha de Recife precisou voltar ao local de origem e um que ia para a Cidade foi cancelado. 

"Os Clientes impactados estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e serão reacomodados em outros voos da companhia. A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia", destacou. 

A Latam também informou que seus voos sofreram atrasos, porém sem cancelamentos.

"A LATAM informa que alguns de seus voos com origem em Fortaleza sofreram atrasos na madrugada deste sábado (4/1) devido à queda do sistema de balizamento (iluminação) no aeroporto, fato totalmente alheio ao seu controle. Após a liberação, os voos decolaram normalmente para os seus destinos"

Além disso, em nota, ela destaca que caso algum passageiro necessite de assistência específica ele deve entrar em contato com a companhia.

A mesma situação ocorreu com a Gol, que também não teve operações canceladas. A compnhia comunicou ao O POVO que todos os seus clientes "estão recebendo as tratativas previstas pela resolução 400 da ANAC".

A Fraport, no entanto, afirmou que o Terminal de Passageiros "continuou operando normalmente com energia" e indicou o contato com o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza (DTCEA-FZ) para "saber os motivos da queda de energia na Torre de Controle".

"Neste momento, a operação segue normalizada”, afirmou em nota.

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do DTCEA relatou que as razões por trás do apagão ainda estão sendo investigadas.

"Assim que a falha foi identificada, equipes técnicas foram imediatamente mobilizadas para solucionar o problema. As causas estão sendo investigadas".

Ao O POVO, a Enel Ceará informou que "não há qualquer registro de falta de energia na madrugada e agora pela manhã" e não houve registros de acionamento das equipes da empresa.

Passageiros ficam por 2h em avião

Segundo o passageiro Daniel Monteiro, que estava no voo da Latam com destino para Brasília, ele e mais outras 200 pessoas passaram mais de duas horas presos na aeronave da companhia. O voo que era para partir às 4h45 só recebeu anúncio de decolagem às 7h14min.

Monteiro comentou que no início o piloto estava dando informações de 15 em 15 minutos e depois essa espera passou para meia hora.

Além disso, reforçou que houve descumprimento das normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que determinam que a partir de duas horas de atraso a companhia deve oferecer alimentação.

A Anac prevê assistência material aos passageiros que estão nas aeronaves em caso de atrasos nos vôos.

Se a espera for superior a uma hora, a companhia deve oferecer “facilidades de comunicação”, se for superior a duas horas, “alimentação, de acordo com o horário, por meio do fornecimento de refeição ou de voucher individual”, e se for superior a quatro horas, “serviço de hospedagem, em caso de pernoite, e traslado de ida e volta”.

Sobre a situação dos passageiros, a Fraport destacou que a escolha de manter os passageiros na aeronave depende do piloto de cada voo.

Mariana Geovannini também teve seu voo alterado por causa da falta de luz. A passageira, que estava indo para o aeroporto de Confins em Minas Gerais com parada no aeroporto de Congonhas em São Paulo, informou que seu voo ia sair 5h15min e que já estava dentro da aeronave quando foi informada que haveria um atraso.

"Quando estava todo mundo embarcado o piloto informou da situação e que ainda não tinha um novo horário para a saída. A gente ficou lá dentro esperando, porém quando foi um certo momento o piloto informou que iria ter um voo direto para Confins às 14h e que caso a gente preferisse poderíamos trocar de voo."

Mariana destacou que como já iria perder sua conexão escolheu esperar para o próximo voo e destacou que a companhia responsável pelo seu trajeto, a Latam, a ofereceu o nova passagem sem custo adicional e providenciou alimentação para que comesse no tempo de espera.

Passageiros podem acionar Procon pelos danos sofridos

A presidente do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, destacou que os passageiros que sofreram atrasos ou cancelamentos em seus voos, inclusive turistas que estejam em passagem na Capital, podem acionar o órgão de defesa do consumidor, registrando uma reclamação contra a empresa área.

Além disso, Eneylândia informa que é possível buscar o Poder Judiciário para reparação de danos morais e materiais. Ressaltando que "o passageiro tem o direito de obter ressarcimento de todos os danos sofridos, tanto materiais, quanto morais".

Outra orientação apresentada por ela foi que a pessoa registre todos os acontecimentos por meio de vídeos e imagens, para que tenha provas para futuro pedido de reparação dos constrangimentos e prejuízos sofridos.

Para registrar as reclamações o consumidor deve entrar em contato com o por meio dos núcleos de atendimento do órgão, disponíveis no portal www.fortaleza.ce.gov.br, no campo defesa do consumidor, ou pelo telefone 151, que está disponível de segunda à sexta-deira, das 8h às 17h.

Com informações da repórter Bruna Lira, da Rádio O POVO CBN

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