Torre de Controle da Base Aérea sofre apagão e voos são impactados em Fortaleza
Um avião precisou retornar a Recife (PE) e outros 8 tiveram a decolagem atrasada. Passageiros relatam ter passado duas horas dentro de aeronaves sem poder sairA Torre de controle da Base Aérea do Aeroporto de Fortaleza passou por um apagão das 4h29min às 7h20min deste sábado, 4.
De acordo com a Fraport, empresa administradora do local, 9 voos foram afetados, um que vinha de Recife, capital de Pernambuco, teve que retornar ao local e oito atrasaram a decolagem. O terminal de passageiros, entretanto, não foi afetado.
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“Houve uma queda de energia na Torre de Controle da Base Aérea, às 4h29min da manhã deste sábado (4/1). Após os reparos, a energia e operação retornou às 7h20min. Com isso, 1 voo que chegaria em Fortaleza retornou para Recife e 8 voos atrasaram a decolagem", detalhou a empresa.
Em nota enviada ao O POVO, a Azul comunicou que dois voos da companhia foram afetados, um que vinha de Recife precisou voltar ao local de origem e um que ia para a Cidade foi cancelado.
"Os Clientes impactados estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e serão reacomodados em outros voos da companhia. A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia", destacou.
A Latam também informou que seus voos sofreram atrasos, porém sem cancelamentos.
"A LATAM informa que alguns de seus voos com origem em Fortaleza sofreram atrasos na madrugada deste sábado (4/1) devido à queda do sistema de balizamento (iluminação) no aeroporto, fato totalmente alheio ao seu controle. Após a liberação, os voos decolaram normalmente para os seus destinos"
Além disso, em nota, ela destaca que caso algum passageiro necessite de assistência específica ele deve entrar em contato com a companhia.
A mesma situação ocorreu com a Gol, que também não teve operações canceladas. A compnhia comunicou ao O POVO que todos os seus clientes "estão recebendo as tratativas previstas pela resolução 400 da ANAC".
A Fraport, no entanto, afirmou que o Terminal de Passageiros "continuou operando normalmente com energia" e indicou o contato com o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza (DTCEA-FZ) para "saber os motivos da queda de energia na Torre de Controle".
"Neste momento, a operação segue normalizada”, afirmou em nota.
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do DTCEA relatou que as razões por trás do apagão ainda estão sendo investigadas.
"Assim que a falha foi identificada, equipes técnicas foram imediatamente mobilizadas para solucionar o problema. As causas estão sendo investigadas".
Ao O POVO, a Enel Ceará informou que "não há qualquer registro de falta de energia na madrugada e agora pela manhã" e não houve registros de acionamento das equipes da empresa.
Passageiros ficam por 2h em avião
Segundo o passageiro Daniel Monteiro, que estava no voo da Latam com destino para Brasília, ele e mais outras 200 pessoas passaram mais de duas horas presos na aeronave da companhia. O voo que era para partir às 4h45 só recebeu anúncio de decolagem às 7h14min.
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Monteiro comentou que no início o piloto estava dando informações de 15 em 15 minutos e depois essa espera passou para meia hora.
Além disso, reforçou que houve descumprimento das normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que determinam que a partir de duas horas de atraso a companhia deve oferecer alimentação.
A Anac prevê assistência material aos passageiros que estão nas aeronaves em caso de atrasos nos vôos.
Se a espera for superior a uma hora, a companhia deve oferecer “facilidades de comunicação”, se for superior a duas horas, “alimentação, de acordo com o horário, por meio do fornecimento de refeição ou de voucher individual”, e se for superior a quatro horas, “serviço de hospedagem, em caso de pernoite, e traslado de ida e volta”.
Sobre a situação dos passageiros, a Fraport destacou que a escolha de manter os passageiros na aeronave depende do piloto de cada voo.
Mariana Geovannini também teve seu voo alterado por causa da falta de luz. A passageira, que estava indo para o aeroporto de Confins em Minas Gerais com parada no aeroporto de Congonhas em São Paulo, informou que seu voo ia sair 5h15min e que já estava dentro da aeronave quando foi informada que haveria um atraso.
"Quando estava todo mundo embarcado o piloto informou da situação e que ainda não tinha um novo horário para a saída. A gente ficou lá dentro esperando, porém quando foi um certo momento o piloto informou que iria ter um voo direto para Confins às 14h e que caso a gente preferisse poderíamos trocar de voo."
Mariana destacou que como já iria perder sua conexão escolheu esperar para o próximo voo e destacou que a companhia responsável pelo seu trajeto, a Latam, a ofereceu o nova passagem sem custo adicional e providenciou alimentação para que comesse no tempo de espera.
Passageiros podem acionar Procon pelos danos sofridos
A presidente do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, destacou que os passageiros que sofreram atrasos ou cancelamentos em seus voos, inclusive turistas que estejam em passagem na Capital, podem acionar o órgão de defesa do consumidor, registrando uma reclamação contra a empresa área.
Além disso, Eneylândia informa que é possível buscar o Poder Judiciário para reparação de danos morais e materiais. Ressaltando que "o passageiro tem o direito de obter ressarcimento de todos os danos sofridos, tanto materiais, quanto morais".
Outra orientação apresentada por ela foi que a pessoa registre todos os acontecimentos por meio de vídeos e imagens, para que tenha provas para futuro pedido de reparação dos constrangimentos e prejuízos sofridos.
Para registrar as reclamações o consumidor deve entrar em contato com o por meio dos núcleos de atendimento do órgão, disponíveis no portal www.fortaleza.ce.gov.br, no campo defesa do consumidor, ou pelo telefone 151, que está disponível de segunda à sexta-deira, das 8h às 17h.
Com informações da repórter Bruna Lira, da Rádio O POVO CBN
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