Golpistas usam IA para se passar por dono de lotérica em Fortaleza
Na ocasião, houve a alteração de um vídeo, que encaminhava para um site falso remetendo à Caixa Econômica FederalCriminosos utilizaram Inteligência Artificial (IA) para manipular imagens e vídeos e aplicaram golpes em consumidores de uma casa lotérica de Fortaleza.
Na ocasião, um vídeo do dono da Loteria Aldeota (localizada na avenida Dom Luís em Fortaleza), Alessandro Montenegro, publicado nas redes oficiais da empresa, foi alterado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nas imagens o empresário aparece oferecendo um bolão da Mega-Sena da virada, por um valor bem menor que o real, e encaminha o comprador a links falsos para realizarem a compra.
Na aba, que utiliza inclusive a logo da Caixa, o cliente tem a opção de escolher entre comprar bolões de 15 a 20 dezenas. Os valores são de até R$ 109,9, montante, que segundo Alessandro, é muito abaixo do que o preço real.
De acordo com o mesmo, mais de 500 pessoas de todo o Brasil caíram no golpe apenas neste período entre o Natal e Ano Novo. Além disso, ele reforça que como sua casa lotérica é “conhecida por suas apostas vencedoras” as vítimas foram de todo o Brasil.
Confira o vídeo na íntegra abaixo:
Golpe começou na Lotofácil da Independência
Contatado pelo O POVO, Alessandro informou que esse tipo de golpe está ocorrendo desde setembro de 2024, na Lotofácil da Independência.
“Em setembro, após a Lotofácil da Independência, a gente tomou ciência aqui que tinha um golpista. Ele pega um vídeo que a gente divulga na nossa rede social, usa a inteligência artificial e muda, né”, explicou.
Ele ressaltou que na época entrou em contato com a Caixa Econômica Federal e abriu inquérito policial na Delegacia de Repressão de Crimes Cibernéticos (DRCC) do Ceará. Porém, como a campanha era temporária, o golpista parou de agir e voltou apenas alguns meses depois.
Leia mais
“A gente tomou conhecimento de algumas vítimas já nos dias 30 e 31, que as pessoas estavam ligando para gente pedindo a foto desse bolão. Porque o golpista usa um vídeo da gente, muda a minha fala, manda clicar numa plataforma de pagamento, mas não manda o bolão. Então as pessoas começaram a ligar para a gente”.
“Eu comuniquei também de novo para a Polícia e para a Caixa Econômica, mas nós temos aí mais de 500 vítimas e a Polícia não toma as providências. É necessário avisar as pessoas”, acrescentou.
Em relação a como evitar cair nesses golpes o empresário destacou que é importante estar atento a essas diferenças discrepantes de valores. Além disso, em nota, a Loteria Aldeota informou que toda sua comunicação é realizada por meio dos canais oficiais da empresa.
“Orientamos nossos consumidores a acessarem exclusivamente nossos canais oficiais para informações e conteúdos da Loteria Aldeota. Vídeos e anúncios oficiais são divulgados exclusivamente no Instagram @loteriaaldeota. Caso o vídeo ou conteúdo não esteja publicado em nosso Instagram oficial, trata-se de material não autorizado”.
Em caso de dúvida, a recomendação é que o consumidor entre em contato com a lotérica indo na unidade ou ligando para o número 0800 999 5050.
Inquérito instaurado
Em nota encaminhada ao O POVO, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), informou "que investiga um crime de fraude eletrônica ocorrido por meio virtual. Um inquérito policial foi instaurado e as investigações estão a cargo da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, unidade especializada da PCCE".
O comunicado prossegue, afirmando que "mais informações serão repassadas em momento oportuno, para não comprometer os trabalhos policiais em andamento. A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais". As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp.
Quem preferir também pode denunciar pelo telefone da própria delegacia (85 3101-7586) ou ainda via 'e-denúncia', o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.
O POVO também entrou em contato com a Caixa Econômica para saber mais informações sobre o que será feito para evitar essas ocorrências, porém até o momento não obteve retorno, quando o houver a matéria será atualizada. (Colaborou Adriano Queiroz)
Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais digitais!
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor