Lançado edital para triplicar sistema de videomonitoramento do Porto do Mucuripe
Abertura da sessão pública para lances será realizada no dia 21 de janeiro. Pretensão é ter câmeras de visão noturna e reconhecimento facial
07:00 | Jan. 02, 2025
A Companhia Docas do Ceará (CDC), administradora do Porto do Mucuripe, lançou edital de licitação para triplicar a cobertura de câmeras do sistema de segurança. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Pretensão é ter câmeras de visão noturna e reconhecimento facial.
O atual sistema de videomonitoramento (CFTV) tem oito anos e possui cerca de 100 câmeras. A licitação eletrônica prevê contratar a instalação, locação de equipamentos, manutenção (preventiva e corretiva) e suporte do novo CFTV.
Abertura da sessão pública para lances será realizada no dia 21 de janeiro por meio do site www.licitacoes-e.com.br. O edital, que está disponível no site da CDC, prevê ainda que o critério de julgamento será o de menor preço global.
O diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes, considera a licitação como uma necessidade para a operação do porto.
Ele destaca que o objetivo é equipar a segurança do porto com tecnologia de ponta. "Essa nova rede garantirá muito mais segurança, além de atendermos as exigências dos órgãos intervenientes, como Receita Federal, Polícia Federal, e a própria Antaq”.
"Temos hoje cerca de 100 câmeras em funcionamento. Triplicaremos essa quantidade, com até 7 configurações diferentes e todos os recursos modernos, como alta resolução, visão noturna, reconhecimento facial, detecção de movimento e objetos, conectividade avançada, vigilância dinâmica, armazenamento inteligente de imagem, etc", afirma Lucio.