Réveillon: 5 hospedagens tiveram falta de energia; 3 praias foram mais afetadas
Segundo os relatos, houve suspensão temporária de energia ou oscilações nas localidades de Lagoinha, Trairi, Flecheiras, além de Moitas e Icaraizinho da AmontadaDurante o fim de semana de festividades do Ano Novo, no Ceará, estadias do litoral cearense Leste e Oeste registraram falta de energia. A situação é alvo de preocupação entre os empresários, que relatam clientes insatisfeitos com o serviço. Enel frisa furto de cabos e faz balanço de ocorrências bem abaixo de igual período do ano anterior.
Segundo os relatos, houve suspensão temporária de energia ou oscilações em cinco hospedagens, com três praias mais afetadas com falta de luz.
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Na praia de Lagoinha (Paraipaba) são dois dias de oscilações, o que prejudica o funcionamento de aparelhos eletroeletrônicos, segundo um empresário do ramo de hotelaria do local.
Uma pousada relatou queda da luz por três dias no Trairi, com oscilações constantes posteriormente. E em uma das praias do município, em Flecheiras, a pane foi constatada como geral no dia 31 de dezembro de 2024.
Sobre as praias no município de Amontada, em Moitas teve registro de duas horas sem energia na madrugada do dia 31 de dezembro, com oscilação frequente no dia 1º. Icaraizinho de Amontada, o relato foi de desligamento geral, mas com registros de falta e oscilações desde o último fim de semana.
Em resposta, a Enel Ceará afirmou, em nota, que mais de 1.100 profissionais entre operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros, para garantir o fornecimento de energia a todos os clientes.
"Em campo, a distribuidora mobilizou 500 equipes em pontos estratégicos para dar mais agilidade aos atendimentos necessários. A distribuidora reforça que, durante esse período, o serviço de energia foi mantido com qualidade e confiabilidade para toda a área de concessão."
Contudo, conforme informado ao O POVO, uma das pousadas em Flecheiras está há dois dias com "grandes oscilações". Os prejuízos são em itens como ar-condicionado, lâmpadas e geladeiras.
Já em Icaraizinho de Amontada, o gerente da Pousada Villa Mango, Juan Carlos Rey, explicou que há quedas constantes na região, especialmente em períodos de grande movimentação. Inclusive, na festa da virada do ano passado, precisaram reembolsar diversos hóspedes pelo mesmo problema.
Devido ao fato, foi instalado um gerador no local, para suprir quando houvesse uma falta. No entanto, os clientes reclamam do barulho e, por mês, estimam que há um gasto de R$ 5 mil a R$ 10 mil para o aparelho funcionar, a depender da ocupação.
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Além disso, na madrugada desta terça-feira, 31, também houve registros de suspensão temporária no fornecimento de energia nas localidades de Caponga, em Cascavel.
Operação da Enel
A Enel também acrescentou que, além da operação emergencial, estruturou um plantão com equipes internas da área comercial e institucional que "mantiveram contato com o poder público, empresas locais para prestar esclarecimentos durante os dias que precederam e durante a passagem de ano para garantir que todos os problemas reportados fossem respondidos e solucionados com mais agilidade."
No entanto, em algumas localidades, como em regiões litorâneas do estado, houve um aumento expressivo na demanda por energia elétrica devido à grande concentração de turistas para as festividades e celebrações locais.
"Esse aumento pontual de carga ocasionou interrupções momentâneas de tensão bem como alguns casos de sobrecarga. De imediato, as equipes em campo foram deslocadas para realizar os devidos reparos, retomando o fornecimento de energia e normalizando os níveis de tensão. A Enel manteve equipes da operação em diversos pontos com maior concentração de pessoas para atuar prontamente nesses casos."
Também ressaltou que, em relação ao ano passado, registrou uma menor incidência de ações de furto de cabos nesse período. Além disso, as manutenções preventivas trabalhadas durante o ano puderam garantir ainda mais a confiabilidade do sistema em regiões conhecidas por esse tipo de ocorrência.
"Um caso mais expressivo em Cascavel foi verificado mas resolvido brevemente com equipes deslocadas para a ação", finalizou em nota.
Um exemplo, segundo a companhia, foi à Praia de Jericoacoara: "Percebemos uma melhora significativa em relação ao ano anterior. A distribuidora manteve geradores e equipes da operação de prontidão para atender possíveis demandas. De uma maneira geral foi bem positivo o nosso Ano Novo", pontuou Júlio Cesar Borges, representante do Conselho de Empresários de Jericoacoara.
"Tivemos um réveillon com muito mais qualidade em relação ao ano passado e os problemas pontuais foram trabalhados de maneira rápida pela equipe da Enel", complementou o responsável pela administração do condomínio Golf Ville, Marcel Almeida.
Relato do setor de bares e restaurantes
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE), Taiene Righetto, apenas um associado confirmou que teve problema na operação por conta de quedas de energia, em um empreendimento localizado na Praia do Cumbuco, em Caucaia.
"Só tivemos um problema mesmo. O restante dos associados funcionou normalmente, então foi tranquilo. O resultado foi bastante positivo (em comparação ao que aconteceu no Réveillon do ano passado)", afirma. (Colaborou Samuel Pimentel)
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