Comerciantes se preparam para Réveillon no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza
Mudanças na programação do Réveillon 2025 impactam no fluxo de vendas e demandam ajustes do comércioOs comerciantes do Aterro da Praia de Iracema ajustavam, na manhã desta terça-feira, 31, os últimos detalhes para receber os moradores e turistas que irão celebrar a chegada do novo na Capital.
A expectativa é de que mais de 1,2 milhão de pessoas acompanhem as atrações que passarão pelo palco principal a partir das 18h30min, entre elas:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na orla de Fortaleza, a ocupação hoteleira para o fim do ano atingiu 95%, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE). Em todo o Ceará, a Secretaria do Turismo (Setur-CE) estima que já está em 93%.
Enquanto a maioria das pessoas aproveita a data para descansar no aguardo do novo ano, os comerciantes intensificam a rotina de trabalho para atender ao aumento da demanda.
O proprietário da Barraca do Viana, vendedor Rogério Viana, destaca que Réveillon é oportunidade para aquecer o comércio. Para dar conta de atender todos os clientes, o comerciante chamou a família para reforçar o serviço.
“Vamos curtir também e trabalhar para vender bastante. Esse ano deu tudo certo, a gente tá cadastrado direitinho (...); esse ano para nós vai ser muito bom, se Deus quiser”, declarou.
Apesar da boa expectativa em relação ao aumento do número de vendas na noite de hoje, o vendedor confessa que foi pego de surpresa com o anúncio sobre as mudanças na programação do Réveillon de Fortaleza.
Inicialmente com shows agendados para os dias 29, 30 e 31, o cronograma foi reduzido para um único dia de apresentações.
Para Rogério, as alterações na programação podem ter contribuído para a redução do fluxo de pessoas na praia.
“Afetou [o movimento] e muito. Nós perdemos muito. Assim, porque a gente compra a mercadoria e tudo e a gente ficou foi no prejuízo, porque, na hora, disseram que ia ter os três dias; depois, disseram que era só um dia de show. A gente já tinha comprado todas as coisas e nós estamos assim. Tomara que saia tudo hoje”, afirma.
Natural do Pará, a vendedora Antônia Cleide veio ajudar no atendimento da Barraca Pé na Areia, gerenciada pelo sobrinho.
Ela conta que a expectativa é de que muita gente compareça ao aterro para os shows.
“A gente tá com a expectativa de vir muita gente para cá, para o show. Esperamos um movimento bem bom. Não tá tão bem, mas tá um pouco razoável”, confessa.
Além de dar suporte nos atendimentos, Antônia Cleide admite que também vai aproveitar os shows na capital cearense, incluindo a apresentação da conterrânea paraense, Joelma.
“Claro que pretendo aproveitar. Pretendo sim. Já tá tudo preparado. A maior expectativa é pra Joelma. A nossa expectativa é para a Joelma. Aqui muita gente tá falando no show dela. Estamos aqui no pique”, anuncia entre risos.
Feliz Ano Novo: Austrália recebe 2025 com show de fogos, veja a festa
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor