Quem são os novos secretários econômicos escolhidos por Elmano
Ao todo, houve mudanças em cinco órgãos do Estado na economia; veja quais foram
14:19 | Dez. 28, 2024
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta semana, em suas redes sociais, mudanças de nomes do setor econômico para a segunda metade de seu mandato, que se inicia em 2025.
Dentre as principais alterações estão: a nomeação de Eduardo Bismarck (PDT) para a Secretaria do Turismo (Setur), que antes era comandada por Yrwana Albuquerque, e de Domingos Filho (PSD) para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), antes com o deputado estadual Salmito Filho (PDT).
Além das secretarias houve mudanças também em outros três órgãos do Estado: o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearáPar) e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).
Estes serão gerenciados, respectivamente, por Waldemir Catanho (PT), Luiza Martins e Max Quintino.
Eduardo Bismarck (Setur-CE)
O novo secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, também deputado federal, já foi indicado, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), quatro vezes como um dos mais influentes do Congresso Nacional.
Dentro do setor, o parlamentar atua na Comissão de Turismo. Nesse sentido, é autor da emenda de plenário, que inclui as empresas turísticas no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), e também da lei que institui o Dia Nacional do Guia de Turismo.
Domingos Filho (SDE)
Por outro lado, quem ficará no comando da SDE será Domingos Filho. Ele foi vice-governador do Estado entre os anos de 2011 e 2014.
Além disso, cumpriu quatro mandatos como deputado estadual e ocupou a Presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) de 2007 até 2010.
Catanho (Detran)
Waldemir Catanho, que concorreu pelo PT no pleito para a prefeitura de Caucaia nas eleições deste ano e perdeu, saiu da Secretaria da Articulação Política para assumir o Detran.
O ex-candidato é conhecido pela sua atuação nos movimentos sindicais e estudantis e já foi secretário de Governo na Prefeitura de Fortaleza durante o mandato da então prefeita Luizianne Lins (2004-2012).
Luiza Martins (CearáPar)
A nova presidente da CearáPar, Luiza Martins, assumiu a posição no lugar de Carolina Monteiro. Esta, por sua vez, será secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do prefeito eleito Evandro Leitão (PT).
A advogada atua como gestora pública, gestora de projetos, assessora e consultora jurídica nas áreas de planejamento urbano e de políticas públicas.
Também já foi secretária-executiva do conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) entre os anos de 2021 a 2024.
Max Quintino (Complexo do Pecém)
Já Max Quintino deixou a Secretaria da Casa Civil para assumir a Presidência do Cipp no lugar do engenheiro aeronáutico, Hugo Figueirêdo.
Ele é professor estadual e foi diretor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), de 2011 a 2015.
Atua ainda como presidente do Instituto Agropolos do Estado, de 2015 a 2017, presidente da Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), de 2018 a 2021 e superintendente do Detran.
Com Maria Clara Moreira