Governador projeta 2025 com crescimento do PIB cearense maior que em 2024
Expansão da economia do Estado neste ano é projetada em 5,57% e previsão inicial do Ipece para o próximo ano é de 2,51%O governador Elmano de Freitas (PT) disse nesta quinta-feira, 26, durante visita ao O POVO, que a economia cearense deve crescer em 2025, num patamar acima do verificado em 2024.
Vale lembrar que, conforme a última projeção do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgada em 17 de dezembro, o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará deve fechar o ano com crescimento de 5,57%.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O órgão, vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), também fez, naquela data, sua primeira projeção de crescimento da economia cearense para 2025, que é de 2,51%. “A expectativa é de que a economia tenha um crescimento maior do que o que tivemos até aqui. Há uma perspectiva de aumento de receita com o aquecimento da economia”, disse Elmano.
“Em relação aos investimentos, o investimento público deste ano é o maior da história, com aproximadamente R$ 3,86 bilhões, próximos a R$ 4 bilhões pagos. Faltam ainda alguns empenhos, mas o valor já é o maior, superando todos os anos anteriores. A nossa meta é superar esses números em 2025, mantendo a nota de Capag A, nesta segunda metade do mandato”, acrescentou.
O governador destacou ainda a redução da dívida do Ceará e as perspectivas para a transição da política fiscal estadual, advinda da reforma tributária.
“A dívida, que hoje é de 26%, diminuiu e o equilíbrio fiscal aumentou. Sobre a reforma, eu acho que é um momento muito importante para que possamos fazer grupos de trabalho, principalmente com os municípios, para pensar, por exemplo, na fiscalização do trabalho, pois não teremos mais ISS e ICMS, apenas o IBS”, pontuou Elmano.
“Então, precisaremos ter um trabalho integrado, utilizando muita inteligência artificial. A Seplag e a Sefaz já estão orientadas a montar a equipe de trabalho e se preparando para o novo modelo organizacional, de monitoramento, acompanhamento e fiscalização. Precisamos definir também qual vai ser a nossa política de incentivos, a partir do Fundo de Desenvolvimento Regional”, concluiu.
A visita ocorreu no contexto do anúncio de 12 novos nomes que passam a compor o governo do Estado em 2025, entre titulares de secretarias, autarquias e estatais.
Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais!
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor