Carreiras do futuro: veja as profissões em alta para 2025
Confira as tendências seguidas por empresas na hora de contratar novos funcionários e quais as áreas que possuem maior demandaA chegada de 2025 também pode inspirar expectativas para quem pretende se dedicar ao mercado de trabalho. Mas, em um cenário competitivo, saber quais habilidades estão em alta e as profissões mais promissoras não deixa de se apresentar como uma vantagem.
Em guia salarial da consultoria Robert Half para 2025, apresentando as expectativas para o mercado e suas estratégias de recrutamento, a pesquisa indicou ao público quais as áreas com maior demanda de contratação e as habilidades técnicas mais procuradas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Confira a seguir quais as “carreiras do futuro” que entraram no levantamento.
Generative AI: CONHEÇA o novo formato da Inteligência Artificial
Carreiras do futuro: quais profissões são mais procuradas?
De acordo com a empresa de recrutamento, as áreas mais procuradas no mercado de trabalho incluem:
- Inteligência artificial / Automação / Aprendizado de máquina
- Serviços de TI / Suporte / Operações
- Contabilidade
- Atendimento ao cliente
Carreiras do futuro: quais habilidades são mais procuradas?
Entre as habilidades técnicas que mais chamam a atenção das companhias e podem ser tendência para 2025, estão:
- Inteligência Artificial / Automação / Aprendizado de Máquina
- Análise de dados
- Idiomas (destaque para o inglês)
- Tecnologia imersiva
Robô humanoide tem pintura leiloada por R$ 6,1 milhões | SAIBA MAIS
Carreiras do futuro: qual demanda está em alta?
A demanda por conhecimento na temática de “inteligência artificial” permanece em alta. Das empresas avaliadas pelo levantamento, 87% incentivam o uso ou exploração da usabilidade da IA generativa para tarefas rotineiras, com o objetivo de aumentar a produtividade.
Entre as pessoas que utilizam ferramentas de IA generativa todos os dias ou quase todos os dias de trabalho, a pesquisa apresentou uma porcentagem de 47%.
Considerando o fator salarial, 47% das empresas concedem aumentos com base nas metas de desempenho individuais das pessoas ou para retenção de talentos.
Carreiras do futuro: o que diz a própria IA?
Pensando na influência da inteligência artificial e as demandas indicadas pela pesquisa da empresa Robert Half, O POVO decidiu propor ao Chat GPT a seguinte pergunta: “quais as profissões mais promissoras para 2025?”.
O chatbot recebeu indicações para avaliar o cenário brasileiro e propor carreiras relacionadas à disponibilidade do mercado de trabalho no País.
A seguir, confira na íntegra as respostas compartilhadas pelo software:
1. Tecnologia da informação
- Profissões: Desenvolvedores back-end, gerentes de TI, especialistas em segurança cibernética, analistas de dados.
- Motivo: O avanço da digitalização e a crescente dependência de soluções tecnológicas aumentam a demanda por profissionais especializados em inteligência artificial, automação e segurança de dados. Com o Brasil se tornando um hub regional de TI, essa área será fundamental.
2. Energia sustentável e sustentabilidade
- Profissões: Engenheiros ambientais, gestores de projetos em energias renováveis, consultores de ESG (ambiental, social e governança).
- Motivo: Com o Brasil investindo em energias renováveis como solar e eólica, além de ser signatário de acordos climáticos, há uma forte necessidade de profissionais nessa área.
3. Educação online e metodologias digitais
- Profissões: Especialistas em design instrucional, gestores de plataformas EAD, desenvolvedores de conteúdo educacional.
- Motivo: A popularização do ensino a distância, acelerada pela pandemia, gerou novas oportunidades para plataformas e metodologias digitais.
Quais são as profissões mais infelizes? Estudo de Harvard ajuda a entender | CONFIRA
4. Logística e supply chain
- Profissões: Gerentes de logística, analistas de automação logística, especialistas em inteligência artificial aplicada à cadeia de suprimentos.
- Motivo: O crescimento do e-commerce impulsiona a demanda por soluções logísticas mais eficientes e rápidas, criando espaço para inovação no setor.
5. Vendas e marketing digital
- Profissões: Gerentes de marketing digital, especialistas em análise de dados de mercado, executivos de inside sales.
- Motivo: A expansão do comércio eletrônico e a digitalização das vendas exigem profissionais com habilidades em estratégias digitais e análise de comportamento do consumidor.
6. Saúde e bem-estar
- Profissões: Especialistas em telemedicina, profissionais de saúde mental e pesquisadores de biotecnologia.
- Motivo: A busca por cuidados de saúde acessíveis e a incorporação de tecnologia em diagnósticos e tratamentos impulsionam a área, especialmente com a ampliação do acesso à telemedicina no Brasil.
7. Finanças e consultoria
- Profissões: Analistas de compliance, gerentes financeiros, especialistas em planejamento estratégico.
- Motivo: A recuperação econômica e a globalização do mercado financeiro demandam profissionais que compreendam regulamentações complexas e gestão de risco.
Pesquisa divulga as profissões dos sonhos dos brasileiros | SAIBA QUAIS