Prioridade no turismo do Ceará é trazer mais voos para o Estado, diz novo secretário
Em relação às rotas turísticas do Ceará, ele pontuou a importância de uma promoção maior dos destinos, sempre interligada nas políticas do Ministério do Turismo de do governo estadual
15:53 | Dez. 26, 2024
A prioridade da nova gestão da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE) é trazer voos para o Estado. A ideia é que por meio da promoção dos destinos cearenses haja aumento de demanda, com o consequente interesse posterior das companhias aéreas em mais viagens.
A informação é do novo secretário do Turismo, o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT), anunciado nesta quinta-feira, 26 de dezembro, pelo governador Elmano de Freitas (PT).
Ele concedeu entrevista ao programa O POVO da Tarde, com a jornalista Maisa Vasconcelos, na rádio O POVO CBN.
"Teremos que dialogar com todas as companhias aéreas, as principais do Brasil. Por sermos deputados federais temos um bom diálogo com o Ministério de Portos e Aeroportos (Silvio Costa Filho-Republicanos) e também com o Ministério do Turismo (Celso Sabino-União Brasil), que são dois ministros da Câmara dos Deputados, e foram deputados comigo", detalhou.
Para ele, por meio de investimentos do Governo do Estado e de promoção do Ceará é possível angariar mais voos.
Rotas turísticas do Ceará
Bismarck cita ainda a importância do Selo do Mapa do Turismo do Ministério do Turismo. Por meio dele é que o novo secretário destaca um alcance maior em captação de recurso e investimentos maiores, visto que estas cidades são reconhecidas com o selo A.
Em relação às rotas turísticas do Ceará, ele pontuou mais uma vez a importância de uma promoção maior dos destinos, sempre interligada nas políticas do Ministério do Turismo e do governo estadual.
Dentre as rotas, ele cita a das Emoções, que liga Ceará, Piauí e Maranhão em torno do turismo de aventura, aproveitando o vento e o mar, como com a prática do kitesurfe; além da Rota do Litoral Leste, que compreende as falésias e engloba localidades até o Rio Grande do Norte; Rota dos Ventos (Fortaleza até Jericoacoara); e a Rota Verde do Café (na região do Maciço de Baturité).
"Precisamos inserir as rotas nas negociações de fluxo de turistas para os agentes e operadores de viagem. A gente consegue levar a venda do produto e isso só se faz por meio de promoção", disse.
Barracas da praia do futuro
A ideia do novo secretário do turismo em relação ao desenho atual das barracas na Praia do Futuro é que os equipamentos já fazem parte do patrimônio do cenário cearense.
"Tem em poucos lugares do Brasil. Não se pode falar de destruir este tipo de barraca", acrescentou.
Bismarck citou que a solução da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), ligada ao Governo Federal, de fazer calçamento em toda aquela faixa, acrescentando mais areia ao mar, causaria dano "muito maior."
Ele acredita em conter avanços para que não haja abusos por meio dos proprietários das barracas, mas frisa "que se mantenha aquilo que já está dando certo". "A gente não pode abrir mão disso."