Alta estação no Ceará deve movimentar R$ 6 bilhões no turismo, aponta Governo
A estimativa foi divulgada pela Setur. No comunicado, o órgão destacou que o Ceará está entre os destinos mais buscados pelos turistas nacionais e internacionais
12:56 | Dez. 09, 2024
A alta estação, que compreende os meses de dezembro deste ano até fevereiro de 2025, englobando as festas de Natal, Ano Novo e o período de férias escolares, deve movimentar cerca de R$ 6 bilhões na economia do estado do Ceará.
A estimativa foi divulgada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) na última sexta-feira, 6. No comunicado, o órgão destacou que o Ceará está entre os destinos mais buscados pelos turistas nacionais e internacionais.
Dentre os beneficiados por esse desempenho estão os setores de serviços, a rede hoteleira, o ramo de transportes, alimentação, entre outros.
“A alta estação é um período muito aguardado, e a crescente procura pelo estado não apenas impulsiona o setor, mas também amplia o impacto econômico da nossa atividade e reforça a força do destino”, destaca a secretária de turismo, Yrwana Albuquerque.
Leia mais
Vale destacar ainda que, de acordo com a secretária, a previsão é de que as taxas de ocupação nos meios de hospedagem do Estado ultrapassem a média de 80%.
Já em relação ao transporte aéreo, a expectativa é que durante este período, no Aeroporto Internacional de Fortaleza, que será o mais usado, segundo a Setur, haja um aumento adicional de 4% na movimentação, com uma estimativa de 1,5 milhão de passageiros.
No que concerne aos voos internacionais, neste ano, ocorreu um crescimento de 43% em relação ao mesmo período de 2023.
Além disso, a Yrwana ressaltou que o Ceará, no mês de outubro, foi o destino do País com o maior crescimento percentual de entrada de estrangeiros.
“O cenário internacional é bastante promissor. Pelo sétimo mês consecutivo, o Ceará lidera a movimentação de passageiros (...). A expectativa é manter esse avanço até o fim de 2024 e por todo o ano de 2025”, reforça a parlamentar.
Outro ponto importante é que durante este meses da alta estação, serão incrementadas duas novas rotas, uma entre Paris e Fortaleza, operada pela Air France. Com isso, a frequência dos voos passou de três para cinco por semana.
A outra, que irá começar no dia 27 deste mês, é para Argentina, aumentando o número de voos do Ceará para os outros países da América do Sul.