Turismo de lazer e eventos teve impacto de quase R$ 300 milhões no Ceará
O número representa um aumento de 28,8% em relação ao alcançado no ano anterior (R$ 237,1 milhões)
14:48 | Dez. 05, 2024
O turismo de lazer e eventos teve um impacto econômico de quase R$ 300 milhões no Ceará em 2024, o que representa um aumento de 28,8% em relação ao alcançado no ano anterior (R$ 237,1 milhões).
Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, 5, pelo Visite Ceará, instituição sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento do turismo no Estado. O gasto médio por visitante, em 2024, foi de R$ 3007,26.
No ano, foram captados e apoiados 68 eventos, uma alta em comparação com 2023, visto que registraram 52 à época. Em conjunto, a quantidade de participantes também subiu de 78.850 para 99.252.
Captação de grande eventos gerou retorno
De acordo com Clarisse Linhares, presidente do Visite Ceará, o foco principal foi a captação de grandes eventos para Fortaleza e o cenário para 2025 é mais promissor ainda.
"Nossas estratégias incluem a captação de novos voos e a promoção de Fortaleza e do Ceará como destinos turísticos e de negócios. Estamos intensificando nossos esforços de comunicação e marketing, o que deve resultar em um crescimento expressivo do turismo na região, expectativa de pelo menos 20% no próximo ano."
Existe infraestrutura robusta, mas também há desafios
Além disso, ressaltou que a Capital já conta com uma infraestrutura robusta, o que reforça a atratividade da cidade. No entanto, ainda há desafios.
"Melhorar a infraestrutura geral, a segurança e a conectividade aérea. A malha aérea ainda não retomou totalmente os níveis pré-pandemia, e sabemos que a concorrência entre os destinos nordestinos está mais acirrada, com cidades como Recife, Maceió e Salvador se destacando."
Já Suemy Vasconcelos, diretora-executiva do Visite Ceará, comentou sobre o setor de entretenimento, pois tanto movimenta a economia local quanto reafirma a posição do Ceará como destino de entretenimento e turismo.
"Também faz parte desse novo momento. Muitos dos nossos associados atuam na organização de grandes shows em Fortaleza. Nosso objetivo é destacar que a cidade possui a infraestrutura, os espaços e as condições ideais para receber esses eventos."
Leia mais
O que é o Fortaleza Meetings?
Na ocasião, também foi apresentado o Fortaleza Meetings, programa de relacionamento em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo da Capital.
O objetivo é estabelecer uma conexão com turistas e compradores do turismo de negócios e eventos, promovendo uma segmentação de público-alvo.
Utilizando ferramentas como imagens fidelizadas, portal integrado a um sistema de gerenciamento, campanhas publicitárias e capacitações próprias, a intenção é converter mais oportunidades para o local.
Todo o programa baseia-se em relatórios de inteligência de mercado. Com a criação do projeto, espera-se um aumento entre 10% e 20% nos próximos anos.
"Ele inclui um trabalho digital que reúne todo o inventário necessário para os promotores de eventos, tanto do Brasil quanto do exterior, permitindo acesso rápido e eficiente a informações essenciais para a realização de eventos em Fortaleza. Acreditamos que isso facilitará a tomada de decisão e aumentará o interesse em promover eventos aqui", explica Clarisse Linhares.