Alunos de escola em Itaitinga ganham 3º lugar em programa da Samsung

Ao todo a equipe foi constituída de cinco alunos, todos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Prof. Francisco Aristóteles de Sousa

11:40 | Dez. 05, 2024

Por: Maria Clara Moreira
A premiação ocorreu nessa terça-feira, 3 (foto: Divulgação/ Luis Madaleno/ Samsung)

Com um protótipo de óculos que visa auxiliar na educação inclusiva de pessoas com deficiência visual, estudantes de uma escola localizada em Itaitinga (a 31 km de Fortaleza) ganharam o 3º lugar na 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil 2024, programa de cidadania corporativa da Samsung, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A premiação ocorreu nessa terça-feira, 3, durante evento em São Paulo. Ao todo a equipe foi constituída de cinco alunos, todos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Prof. Francisco Aristóteles de Sousa.

O projeto, denominado de “E-Vision: Transformando a Educação com Tecnologia Inclusiva”, foi premiado na categoria nacional do programa. Ele possibilita que o usuário consiga capturar os ambientes ou materiais impressos, por meio do uso do uso da voz, e traduzi-las em áudio, além de informar data, hora e a localização em território nacional.

O professor de robótica e orientador da equipe, Francisco Rodrigo Castro Pereira, afirmou que a ideia do óculos partiu de uma inquietação em relação à acessibilidade na escola.

“Tivemos um ex-aluno que teve dificuldades em relação aos materiais pedagógicos, devido à uma deficiência visual. Isso nos fez pensar em uma solução que possibilite a leitura de ambientes, para que esses alunos se envolvam nas atividades práticas em sala de aula sem depender de um colega para compartilhar o que está acontecendo”, explicou.

A diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil, Anna Karina Pinto, comentou sobre o impacto que o projeto pode trazer para a sociedade, destacando que ele traduz os ideais do programa.

“Estamos falando de uma solução que pode contribuir para o avanço do ensino no Brasil, além de trazer qualidade de vida às pessoas com deficiência visual".

Já a diretora executiva da Cenpec, Beatriz Cortese, destacoi que práticas desse tipo são direcionadas por valores como o bem-estar e a diversidade, “gerando soluções que de fato podem melhorar a vida das pessoas”.

Solve For Tomorrow

A Solve For Tomorrow é um programa que, segundo a empresa, incentiva alunos e professores de escolas públicas a criarem projetos por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Presente em 60 países, no Brasil, desde 2014, a iniciativa já envolveu 179 mil estudantes, mais de 39 mil professores, e mais de 7.500 escolas públicas. Nesta 11ª edição o número de projetos escritos representou um aumento de 19% em relação a 2023.

Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais digitais!

Mais notícias de Economia