Black Friday 2024: veja ranking das empresas com mais reclamações
A Black Friday 2024 já havia superado o número de reclamações do ano anterior antes mesmo de sua data oficial, destacando atrasos na entrega e e-commerce
15:41 | Nov. 29, 2024
Em meio à época do ano em que os clientes mais procuram ofertas e promoções, a Black Friday de 2024, antes mesmo de chegar à sexta-feira, 29, já havia registrado mais reclamações do que todo o período correspondente no ano anterior.
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Os dados são da plataforma Reclame Aqui, que registrou, apenas na “pré-Black Friday”, 7,3 mil reclamações até as 19h de quinta-feira, 28. Já no início desta sexta-feira, com a chegada oficial da data, o número de queixas já havia alcançado 8,8 mil.
Em 2023, durante todo o período da Black Friday, incluindo o pré e a data oficial, foram registradas 6.172 reclamações.
Ou seja, em 2024, até a última atualização na manhã de sexta-feira, as reclamações cresceram cerca de 42,58%.
Confira os dados sobre as empresas com mais reclamações no Reclame Aqui.
Black Friday 2024: ranking das empresas com mais reclamações
Até as 6 horas de sexta-feira, 29, início oficial do período da Black Friday, o destaque negativo era a Sephora, uma empresa de cosméticos voltada ao público feminino. O crescimento da procura pelos consumidores neste segmento foi acompanhado por um aumento nas reclamações.
Na sequência, aparecem empresas do setor de e-commerce: Magazine Luiza (loja online), Amazon e Mercado Livre, ocupando a segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.
Fechando o top 5, aparece um mercado em crescimento no Brasil: o de apostas, com a CassinoPix sendo a quinta empresa com mais reclamações.
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Confira o ranking das 10 empresas com mais reclamações no Reclame Aqui durante a Black Friday 2024:
- Sephora - 336 reclamações;
- Magazine Luiza - 258 reclamações (loja online);
- Amazon - 217 reclamações;
- Mercado Livre - 158 reclamações;
- cassinopix - 144 reclamações;
- Wepink - 128 reclamações;
- TIM - 104 reclamações;
- KaBuM! - 89 reclamações;
- Casas Bahia - 87 reclamações (loja online);
- Natura - 80 reclamações.
Período: 12h de 27/11/24 até 6h de 29/11/24
Black Friday 2024: principais problemas
Entre os principais problemas enfrentados pelo público, o atraso na entrega do produto ocupa o primeiro lugar, com 18,99% das reclamações. Esse tipo de atraso pode ser explicado pela alta demanda, que o setor varejista possivelmente não estava preparado para atender.
Veja os cinco principais problemas relatados pelos consumidores durante a Black Friday de 2024:
- Atraso na entrega - 18,99% das reclamações
- Produto não recebido - 16,72% das reclamações
- Propaganda enganosa - 15,73% das reclamações
- Estorno do valor pago - 10,18% das reclamações
- Problemas na finalização da compra - 33,22% das reclamações
Período: 12h de 27/11/24 até 6h de 29/11/24
Black Friday 2024: produtos com mais reclamações
Entre os itens mais mencionados nas queixas, o serviço de entrega lidera, com 7,32% das reclamações. Assim como ocorre com os principais problemas, a entrega se destaca como uma das maiores causas de insatisfação dos clientes.
No setor de vestuário, tênis e camisetas aparecem no ranking, ocupando a segunda e a quinta colocações, respectivamente. Perfumes e jogos fecham a lista, nas terceira e quarta posições.
Confira os cinco produtos ou serviços com mais reclamações durante a Black Friday de 2024:
- Serviço de entrega - 7,32% das reclamações
- Tênios - 5,18 das reclamações
- Perfume - 4,06% das reclamações
- Jogos - 4,04% das reclamações
- Camisetas - 2,76% das reclamações
Período: 12h de 27/11/24 até 6h de 29/11/24