Value Port: Expectativa é que terraplanagem de porto seco em Quixeramobim inicie em janeiro
CEO da Value Port, Ricardo Azevedo, esteve reunido com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e destaca que empresa já estuda novo porto seco ao longo da Transnordestina, agora no estado do Piauí
11:42 | Nov. 28, 2024
O projeto de construção de um porto seco em Quixeramobim aguarda licenciamento ambiental e é projetado para janeiro o início da terraplanagem do terreno. A informação foi confirmada ao O POVO pelo CEO da Value Global Group, Ricardo Azevedo.
O empresário está em Fortaleza e aproveitou a estadia para se reunir com o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), no Palácio da Abolição.
O porto seco do grupo, feito por meio da empresa Value Port Terminais Multimodais, tem investimento previsto de R$ 500 milhões, com geração de 300 empregos diretos e outros 1 mil indiretos.
O empresário destaca ao O POVO que a conversa com o governador foi proveitosa e que tem interesse em desenvolver mais projetos no Ceará no segmento de comércio exterior, no âmbito da holding que compõe seu grupo empresarial.
"Nosso compromisso é iniciar a terraplanagem assim que tivermos a licença ambiental emitida pelo órgão competente, a Semace".
E completa: "Segundo nosso planejamento, quando a Transnordestina chegar ao nosso local (em Quixeramobim), a primeira fase já estará pronta. E, quando ela alcançar o Porto do Pecém, concluiremos a segunda fase".
Ao falar sobre a reunião com o empresário, o governador destaca que o Estado acompanha o projeto do empresário desde o segundo semestre de 2023 com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).
O projeto vai receber também incentivos fiscais do Governo do Estado. "O espaço vai contribuir para ampliar a movimentação de cargas do Ceará para outros países. Será um importante incremento na infraestrutura logística do estado, se somando à ferrovia Transnordestina e ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém", destacou Elmano de Freitas.