Mercado passa a esperar alta da Selic a 13% no fim do ciclo, mas eleva projeções de IPCA

Economistas do mercado financeiro passaram a esperar que o Banco Central aumente a taxa Selic até 13% no fim do ciclo de aperto. Antes, previam um juro terminal de 12,5%. Mas, mesmo com a expectativa de uma taxa mais alta, eles voltaram a aumentar as projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no horizonte relevante da política monetária.

As medianas do Sistema Expectativas de Mercado, que embasa o relatório Focus, mostram que a projeção para a inflação acumulada em quatro trimestres até o segundo trimestre de 2026 saltou de 3,90% para 3,97% entre os dias 14 e 22. Esse aumento ocorreu mesmo diante da expectativa de uma trajetória mais restritiva para os juros.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As estimativas intermediárias indicam, agora, três aumentos consecutivos de 0,5 ponto porcentual na Selic nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).

Os juros subiriam a 11,75% em dezembro, a 12,25% em janeiro e a 12,75% em março. Uma última alta, de 0,25 ponto, levaria a taxa a 13,0% em maio. Antes, a mediana indicava que o ciclo terminaria em março, com a Selic em 12,5%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

BC Focus Sistemas Expectativas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar