'Países que causam desastres têm de pagar maior preço', diz prefeita de Freetown no G20

A prefeita de Freetown, capital de Serra Leoa, Aki Sawyerr, foi incisiva sobre a origem dos recursos para enfrentamento das mudanças climáticas e infraestruturas resilientes nas cidades. Segundo Sawyerr, os recursos devem vir dos "países que causam desastres", disse em referência a países desenvolvidos.

"Aqueles que emitem menos gases estufa estão sofrendo com secas, queimadas, enchentes. Então os países que causam os desastres têm que ser aqueles que pagam o maior preço", afirmou. Ela falou a jornalistas ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes, no encerramento da cúpula do Urban 20, fórum que reúne mais de 80 prefeitos de cidades do G20.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"A pergunta de US$ 1 milhão é: de onde vêm os recursos? Não sabemos. Estamos entregando (a questão) justamente para o G20, que tem a resposta. Existe fundo de danos da COP-28 e os mecanismos estão posicionados", disse em tom de cobrança.

A fontes de recursos para ações ligadas ao clima é um dos debates centrais do G20 no Brasil, com os países emergentes e de baixa renda apontando o ônus para os países ricos, enquanto uma parte deles, como europeus, defendem uma mudança nos termos de acordos anteriores para incluir os emergentes na conta. o governo brasileiro e sua presidência no G20 tem sido vocal na necessidade de financiamento advindo do mundo desenvolvido, sobretudo para a preservação de florestas como a Amazônica.

Sobre a origem dos recursos para cidades, Paes minimizou ao dizer que eles existem em bancos multilaterais e que a maior preocupação deve ser a arquitetura de um fundo garantidor para permitir que cheguem às prefeituras de forma mais rápida, sem pesar nas contas nacionais dos governos centrais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

G20 reunião mudanças climáticas freetown Serra Leoa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar