Cachaças de Viçosa do Ceará participam de rodada de negócios

O evento, que é uma das ações realizadas pelo projeto no Arranjo Produtivo Local (APL) de Cachaça de Viçosa do Ceará, contará com a presença dos produtores e de potenciais compradores

08:56 | Nov. 14, 2024

Por: Maria Clara Moreira
Viçosa do Ceará foi denominada a Capital Cearense da Cachaça em 2023 (foto: Edwirges Nogueira/ Divulgação)

Cerca de 30 empresas produtoras de cachaça de Viçosa do Ceará (município distante 349,92 km de Fortaleza), que recebeu o título de Capital Cearense da Cachaça em 2023, irão participar da Rodada de Negócios do projeto Impulsiona Ceará no dia 22 de novembro.

O evento, que é uma das ações realizadas pelo projeto no Arranjo Produtivo Local (APL) de Cachaça de Viçosa do Ceará, contará com a presença dos produtores e de potenciais compradores, como, distribuidoras, supermercados, restaurantes e importadoras, inclusive com a participação remota compradores de Portugal e da Espanha.

Além disso, ele será realizado no Complexo do Céu, na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. 

Em relação aos critérios de inscrição, as empresas que desejavam fazer parte do evento tinham que possuir: registro regular no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como produtor de cachaça, capacidade produtiva para atender os interessados em seus produtos, práticas sustentáveis, entre outros.

Vale destacar, que os empreendimentos participaram de uma oficina preparatória para a rodada de negócios realizada Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae)

Já, no que concerne os assuntos abordados, além da produção da cachaça, a rodada de negócios também irá falar sobre as atividades de turismo rural promovidas pelas cachaçarias, como os passeios aos alambiques, e a história do município, cuja a cachaça conquistou, neste ano, selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Arranjo Produtivo Local (APL)

Os APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares. O Impulsiona Ceará, desde sua criação em 2021, já identificou 108 arranjos produtivos no Ceará, destes 36 já foram mapeados, inclusive o da Cachaça de Viçosa do Ceará.

O projeto oferece à essas empresas dos arranjos consultorias especializadas em assuntos relacionados à qualidade do processo produtivo e à comercialização, além de promover atividades que visam estimular a governança e gerar oportunidades de negócios.

De acordo com o técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Eldo Amaral Araújo Santos, com a identificação e mapeamento do APL as empresas poderão ter mais oportunidade de expansão e acesso a diferentes mercados.

“O mercado é gigante e só estamos iniciando a busca por espaços que valorizem a notoriedade do nosso produto”.

Ele ainda reforça que as conquistas atuais do setor na Cidades estão acompanhadas de um trabalho conjunto entre as associações, cooperativas, sindicatos e o setor público. Eldo também atua na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da Agroindústria da Cachaça.

“Esse trabalho conjunto tem contribuído para o crescimento dessa cadeia produtiva, que gera muitos empregos e, a cada dia, desperta o interesse de novos produtores em investir no segmento, ajudando a levar cada vez mais longe o nome da cachaça viçosense”, explica.

O presidente da Associação dos Produtores da Cachaça de Viçosa do Ceará (APCVIC), Caio Carvalho, ainda destaca que ao focarem nas tradições presentes no mercado da cachaça do município, os produtores impulsionam a valorização do produto por parte dos consumidores. , essa visão parte da maturidade das cachaçarias em reconhecer suas qualidades e diferenciais diante de um mercado competitivo e da valorização que a IG proporciona à cidade.

“Esse caminho abrange e deixa claro o posicionamento dos produtores, pois há aquele interessado em ampliar sua produção e expandir mercados e aquele que se dedica a uma produção limitada e ao turismo rural. Assim, estaremos vendendo a Capital da Cachaça, a cidade com o maior número de alambiques do Ceará e a IG. É um conjunto de qualidades agregadas.”

Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais digitais!

Mais notícias de Economia