Black Friday 2024: órgãos aumentam fiscalização nos canais de venda; veja

A Senacon também divulgou dicas aos consumidores para que eles fiquem mais atentos às possíveis fraudes e práticas abusivas dos estabelecimentos

Durante o período de descontos da “Black Friday”, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, irá, com apoio dos Institutos de Defesa do Consumidor (Procons), intensificar a fiscalização de canais e estabelecimentos de vendas em busca de irregularidades e fraudes contra o consumidor.

O secretário da pasta, Wadih Damous, explica que nesta época de grandes descontos, a preocupação com a segurança dos compradores aumenta, pois “as armadilhas se multiplicam”. E é preciso garantir que as promessas apresentadas nas propagandas dos estabelecimentos sejam cumpridas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Vamos reforçar a nossa atuação para identificar práticas enganosas, como o aumento artificial de preços antes do período promocional”, ressalta.

Vale destacar que, por mais que o dia do evento seja na última sexta-feira de novembro, que neste ano será no dia 29, alguns estabelecimentos costumam estender as ofertas para o mês inteiro.

A Senacon também reforçou a importância da transparência dos comércios em relação às políticas de devolução e de reembolso. Para que o consumidor esteja “bem-informado e não hesite em denunciar qualquer prática abusiva”.

Dessa forma, a secretaria divulgou dicas aos consumidores para que eles fiquem mais atentos às possíveis fraudes e práticas abusivas dos estabelecimentos.

Veja quais foram as dicas apresentadas pela Senacon:

  • Verifique a reputação da loja, especialmente em sites de reclamação e nos canais oficiais de consumidores.
  • Compare os preços com antecedência para avaliar se os descontos oferecidos são reais.
  • Desconfie de promoções exageradas e ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
  • Prefira fazer compras em sites e estabelecimentos conhecidos e com boa reputação.
  • Leia atentamente as políticas de devolução e de reembolso antes de confirmar a compra.

Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais digitais!

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar