Casa dos Ventos fecha acordo de fornecimento com multinacional de data centers

A Odata é uma empresa da Aligned Data Centers, provedora de data center que fornece infraestrutura para países da américa latina

16:03 | Out. 30, 2024

Por: João Bosco Neto
Empresa é conhecida por sua atuação no campo das energias renováveis (foto: FCO FONTENELE)

A Casa dos Ventos fechou um contrato para fornecimento de energia com a Odata, uma empresa especializada em data centers. O acordo contempla a representação da Odata no Complexo Eólico Babilônia Sul, em Várzea Nova, Bahia.

O empreendimento cearense afirma ter o maior portfolio de projetos eólicos e solares do País, com aproximadamente 30 GW (Gigawatt) de capacidade. 

Segundo Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos, a empresa se destaca por fornecer serviços customizados de energia continua, necessários por causa dos servidores que trabalham 24 horas todos os dias e pelo fato de que a fonte limpa da energia ajuda as empresas a baterem metas de sustentabilidade.

O diretor acredita que a posição geográfica do Brasil é ideal para a expansão do mercado de data center

“O Brasil está muito bem posicionado para atender a expansão da indústria de data centers. Temos oferta abundante de energia renovável a preços competitivos globalmente, além de uma matriz limpa e com disponibilidade de conectar carga de forma rápida para novos data centers, o que outras geografias não têm", afirma.

A Odata é uma empresa da Aligned Data Centers, provedora de data center que fornece infraestrutura para países da américa latina. A empresa atende as demandas por energia, espaço e confiabilidade de organizações de vários setores, incluindo grandes provedores de nuvem e inteligência artificial.

A empresa conta com cinco data centers no Brasil, quatro no México, dois no Chile e um na Colômbia.

Ricardo Alário, CEO da Odata, acredita que o País tem um grande potencial de energia limpa e renovável que deve impulsionar sua posição como um importante polo global de data centers.

Ele acrescenta que sua corporação foi a primeira a usar energia "100% do consumo de energia de nossos campos no Brasil provenientes de usinas de geração renovável nas quais temos participação acionária".

"Essa parceria com a Casa dos Ventos vem para consolidar ainda mais o nosso compromisso com a sustentabilidade e utilização de energia renovável em nossa operação”, conclui. 

O executivo acredita que o crescimento das Inteligências Artificiais poderá potencializar o Brasil como um centro de data centers especializados em IA.

“Em uma época de ascensão da inteligência artificial, em que a demanda por energia para viabilizar esta inovação é maior, contar com a geração de energia limpa em grande volume impulsiona o país como um grande polo para o desenvolvimento de data centers especializados em receber a IA e suas aplicações.”

Com 80 aerogeradores e capacidade total de 360 MW (Megawatt) o Complexo Eólico Babilônia Sul, recebeu investimento de aproximadamente R$ 1.8 bilhão e fornece energia para indústrias, prometendo evitar a emissão de cerca de 720 mil toneladas de CO2 anualmente.

Conheça as profissões que pagam os MELHORES SALÁRIOS e as tendências para 2024

Mais notícias de Economia