13° salário do INSS: aposentados têm pagamento antecipado em 2025?

Calendário do décimo terceiro para aposentados ainda não foi divulgado pelo Governo federal, mas desde 2020 ocorre o adiantamento. Veja o que se sabe

Assim como em anos anteriores, há especulações sobre a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2025. O Governo federal adotou essa prática desde 2020 diante das implicações da pandemia de Covid-19.

Clique aqui para seguir o novo canal de Economia  O POVO no WhatsApp e ficar bem informado

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O 13º do INSS de 2024 foi pago entre abril e maio — muito antes do décimo terceiro a trabalhadores ativos, que cairá nas contas bancárias entre novembro e dezembro, conforme determina a lei trabalhista. Até outubro deste ano, ainda não foi emitida nenhuma confirmação sobre o adiantamento do INSS em 2025.

VEJA como calcular o décimo terceiro salário

O décimo terceiro é pago todos os anos para empregados com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores. Tradicionalmente recebido a cada fim de ano em duas parcelas, o valor representa um alívio no orçamento doméstico e também é conhecido como gratificação natalina.

Qual a previsão do INSS para 2025?

O calendário de 2025 do 13º salário no INSS ainda não foi divulgado e o adiantamento das parcelas, assim como ocorreu em anos anteriores, segue incerto.

Em 2024, o Governo federal antecipou o pagamento para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios previdenciários do INSS. A primeira parcela foi paga de 24 de abril até 8 de maio e a segunda, de 24 de maio a 7 de junho.

A mesma decisão foi tomada em 2023 e em 2022, quando o grupo recebeu as duas parcelas de forma antecipada no primeiro semestre do ano, nos meses de maio e junho. Os adiantamentos iniciaram em 2020 como parte do protocolo para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 na economia do Brasil.

O que acontece caso o 13º do INSS não seja adiantado?

Caso a bonificação dos aposentados e pensionistas não seja adiantada, a primeira parcela poderá ser paga até agosto de 2025 e a segunda, até 30 de novembro do mesmo ano.

Sem a antecipação, a tendência é que o valor seja pago no segundo semestre de 2025, assim como é feito para os trabalhadores de carteira assinada.

Quem tem direito de receber o 13° salário?

Em 1962 foi instituído o pagamento do décimo terceiro salário no País, como resultado do projeto do então deputado federal Aarão Steinbruch. A lei do 13° decreta que todo empregado deve receber pelo empregador uma gratificação salarial a mais, sem depender do valor de sua remuneração.

Contudo, o trabalhador só estará apto a receber caso tenha trabalhado pelo menos 15 dias no ano, com o valor proporcional a quantidade de dias trabalhados.

Aposentados e pensionistas também têm direito a esta gratificação. O grupo pode receber independentemente da modalidade de aposentadoria: por tempo de contribuição, por idade, aposentadoria especial e aposentadoria do professor.

Diferente dos trabalhadores, que podem receber o 13° de uma única vez, os aposentados e pensionistas recebem a quantia em duas parcelas pagas pela Previdência Social.

LEIA MAIS | INSS: sistema agiliza cumprimento de concessão judicial de benefícios

Como saber o dia do pagamento do 13°?

A consulta do valor e do dia referente ao pagamento do 13° salário pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site do Governo federal quando as datas forem liberadas.

Para acessar ambos os meios é necessário ter uma conta no gov.br, na qual será solicitada informações como nome completo, CPF, email e número de telefone.

Meu INSS: Aplicativo disponível para consulta do 13°

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar