Governo do Ceará firma parceria para desenvolvimento da economia do mar

O acordo visa promover iniciativas nas áreas do turismo, esportes náuticos, energias renováveis, dentre outros

O Governo do Ceará, por meio da secretaria do Turismo (Setur), firmou uma parceria com o Fórum Oceano de Portugal e com Instituto Winds For Future para promover a economia azul, ou seja, a economia do mar.

O objetivo é iniciar uma cooperação estratégica voltada para a inovação e o crescimento econômico das regiões costeiras do Estado.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A assinatura ocorreu nesta quinta-feira, 16, em Oeiras, Portugal, durante o Bluetech Ocean Forum.

O acordo tem como foco a criação de um cluster (aglomerado, em tradução livre) de economia azul, impulsionando iniciativas nas áreas de turismo, esportes náuticos, biotecnologia, energias renováveis, e proteção ambiental.

A parceria também prevê o fortalecimento do ecossistema de startups e empresas sustentáveis, além de promover a cooperação entre o Ceará e Portugal na busca por soluções inovadoras que gerem emprego e desenvolvimento sustentável. A iniciativa tem apoio da Câmara Brasil Portugal.

O projeto representa novas oportunidades para o desenvolvimento sustentável do Estado, destaca Yrwana Albuquerque.

“Este é um passo decisivo para o fortalecimento da nossa política de economia azul, conectando o Ceará a iniciativas globais e ampliando nossas oportunidades de desenvolvimento sustentável”, afirma.

A parceria está alinhada com as metas da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa mobilizar a comunidade global para a proteção e uso sustentável dos oceanos.

Economia do Mar | Raio X 2023

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

turismo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar