Saldo de empregos no comércio em novembro deve chegar a 24% do total do ano

Período costuma ser o mais aquecido do mercado de trabalho no Ceará, por conta das contratações temporárias. Percentual é similar ao do ano passado, mas inferior ao de 2022

18:17 | Out. 16, 2024

Por: Adriano Queiroz
Contratações temporárias aumentam em novembro por conta da Black Friday e do Natal (foto: FÁBIO LIMA)

O governo do Estado estima que o saldo de empregos do comércio em novembro deve representar o mesmo percentual registrado em 2023, quando 24% do total de postos formais de trabalho nesse segmento foram criados justamente no penúltimo mês do ano.

Essa representatividade havia sido ainda maior em 2022, quando chegou a 40%. Vale lembrar que no início daquele ano, as atividades econômicas ainda foram impactadas pela variedade ômicron do Sars-Cov-2, no contexto da crise sanitária global causada pela pandemia de Covid-19.

A principal razão apontada para essa concentração de geração de novos postos de trabalho em novembro é a questão das contratações temporárias para o fim do ano.

Vale lembrar ainda que antes do período natalino, as vendas do comércio também são impactadas pela Black Friday, tradição importada dos Estados Unidos de ofertar descontos na última sexta-feira de novembro, mas que no Brasil costuma ser ampliada por algumas empresas por períodos que variam de uma semana a um mês.

Em linhas gerais, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) apontam que o comércio foi o segundo maior gerador de vagas de trabalho formal no Ceará em 2022 e 2023.

Primeiro emprego

Conforme o secretário do Trabalho em exercício, Renan Ridley, “neste período, o segmento também costuma oportunizar vagas para quem está em busca do primeiro emprego, o que pode ser uma oportunidade para os jovens garantirem a sua experiência no mercado de trabalho”.

Já o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) aponta que cerca de 20% a 25% dos colaboradores temporários conseguem ser efetivados após o fim do ano. “Os empreendedores costumam reter os talentos descobertos durante o período e ajustam as suas equipes para o ano seguintes”, acrescenta Renan Ridley.

Somente o IDT está com mais de 500 vagas abertas para empregos, como consultor de vendas, vendedor interno, estoquista, repositor e operador de caixa. “As vagas estão divididas em diversos municípios, como Fortaleza, Sobral, Crateús e Juazeiro do Norte”, cita o comunicado do governo.

Para participar das seleções basta procurar a unidade do IDT/SINE mais próxima, portando CPF, RG, comprovante de endereço e currículo atualizado.

Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais!

Mais notícias de Economia